Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4540
Título: Atitudes pedagógicas de professores(as) na sala de aula
Autor(es): Vieira dos Santos Rezende, Enivalda
Palavras-chave: Atitudes pedagógicas; Prática docente; Humanização; Convivência; Sala de aula
Data do documento: 2007
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Vieira dos Santos Rezende, Enivalda; Francisco de Souza, João. Atitudes pedagógicas de professores(as) na sala de aula. 2007. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.
Resumo: Este estudo buscou analisar e identificar atitudes pedagógicas do professor na sala de aula. Tomamos como categorias de análise a tipologia de atitudes pedagógicas construída no referencial teórico a partir das contribuições da Psicologia Social e da Pedagogia; em estudos dos autores Rodrigues, Zabalza, Freire, Souza, Vasconcellos e Matos. Para a consecução dos objetivos propostos e atendimento às características do objeto, tomamos como encaminhamento metodológico o estudo etnográfico. Nesse sentido, participamos nas ações do professorado em sala de aula, buscando apreender e compreender os significados que esses sujeitos atribuíam aos fatos e acontecimentos do seu dia-a-dia, das suas práticas. Foram nossos parceiros de pesquisa, professores e professoras de duas turmas iniciais do ensino Fundamental pertencentes ao Grupo Operacional Magistério da Rede Municipal de Ensino da Cidade do Recife. A observação foi a técnica utilizada para a coleta das informações, registradas em diário etnográfico. A análise dessas informações, a partir da tipologia, possibilitou identificar e analisar as atitudes pedagógicas que se manifestam nas relações de sala de aula. Por fim, concluímos que as atitudes pedagógicas manifestas, no exercício da prática docente interferem na formação humana dos alunos podendo construir ou desconstruir as aprendizagens dos educandos no seu crescimento, inclusive na sua dimensão intelectual. A convivência amistosa entre os sujeitos do espaço pedagógico depende do tipo de atitude revelada no agir e reagir dos docentes com os discentes na sala de aula. A pesquisa revelou, também, que esses docentes não percebem a dimensão e significado das atitudes pedagógicas, manifestas na sala de aula e como tais atitudes são determinantes na formação dos sujeitos inconclusos na busca de seu crescimento
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4540
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Educação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo5449_1.pdf1,05 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.