Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45311

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Aída Maria Monteiro da-
dc.contributor.authorESPAR, Vitória Teresa da Hora-
dc.date.accessioned2022-07-28T16:17:36Z-
dc.date.available2022-07-28T16:17:36Z-
dc.date.issued2021-12-13-
dc.identifier.citationESPAR, Vitória Teresa da Hora. A interculturalidade na educação escolar indígena: as experiências curriculares de ciências do povo Pankaruru em Pernambuco. 2021. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45311-
dc.description.abstractAo realizarmos estudos sobre a temática da Educação Escolar Indígena em Pernambuco, percebemos que a não consolidação de uma política pública específica nesta área acarretava uma série de entraves de ordem administrativa, legal, financeira, educacional e sociocultural. E que os maiores desafios para a consolidação do currículo intercultural estavam vinculados à lacuna entre os direitos conquistados pelos povos indígenas e a materialização como política pública, pois não atendiam à organização interna e às formas próprias de ensino dos povos indígenas entrelaçadas e interagindo com suas particulares cosmovisões. Partindo desses subsídios, nos questionávamos como o currículo de Ciências, tido historicamente como uma área das Ciências Exatas, foi implementado nas escolas do povo Pankararu, de forma a contemplar os conteúdos indígenas e não indígenas. Desta forma, esta tese de doutoramento, na perspectiva de contribuir com o componente curricular de Ciências nas escolas Pankararu, entendeu como hipótese de trabalho para viabilizar a implementação de um currículo de Ciências, contemplando a interculturalidade, não bastando o esforço docente individual ou coletivo, sendo necessário que sejam implementadas políticas públicas adequadas, fortalecendo os educadores e possibilitando às escolas condições de trabalho e recursos condizentes. Neste horizonte, adotamos como objetivo geral compreender como ocorre a interculturalidade no componente curricular de Ciências nas escolas indígenas do povo Pankararu. Apoiados nas concepções da etnociência, com Miranda (2007), Dias e Janeira (2005), Nazareth e Reis (2008), Alves e Souto (2010), da interculturalidade, com Candau (2010), Fleuri (2001), Silva (2009, 2017) ou Reis (2017), no ensino de Ciências, com Blini (2017), da Educação Escolar Indígena e o currículo intercultural, com Oliveira (2012), Silva (1999), Almeida (2001), Ferreira (2001), Félix (2008), Freire (2014), Candau (2003) ou Silva (2001), realizamos revisão bibliográfica nacional e adotamos a abordagem teórico-metodológica de natureza qualitativa e pelo estudo de caso, com realização de entrevistas e aplicação de questionário. Para tratamento e análise dos dados empíricos na pesquisa, utilizamos a análise de conteúdo proposta por Bardin (1997). Percebemos um grande investimento dos professores e coordenadores das escolas do povo Pankararu na consolidação de uma educação escolar específica e intercultural, especificamente no ensino de Ciências.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Escolar Indígenapt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectEducação Interculturalpt_BR
dc.subjectPernambuco - Pankarurupt_BR
dc.subjectUFPE - Pós-graduaçãopt_BR
dc.titleA interculturalidade na educação escolar indígena : as experiências curriculares de ciências do povo Pankaruru em Pernambucopt_BR
dc.title.alternativeInterculturality in indigenous school education : the Science curriculum experiences of Pankaruru in Pernambuco, Brazil.pt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5999339559303486pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5736286568421768pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxWhen developing studies on the theme of Indigenous Education in Pernambuco, we realized that the non-consolidation of a specific public policy in this area entailed a series of administrative, legal, financial, educational and cultural obstacles and that the greatest challenges for the consolidation of the curriculum intercultural were linked to the gap between the rights conquered by indigenous peoples and their materialization as public policy, since they did not attend to the internal organization and the specific forms of teaching of indigenous peoples that intertwine and interact with their particular cosmovisions. Based on this subsidy, we questioned how the Science curriculum, historically regarded as an area of Exact Sciences, was implemented in the schools of the Pankararu People, in order to contemplate indigenous and non-indigenous contents. Thus, this doctoral thesis, in the perspective of contributing to the Science curriculum component of Pankararu schools, understands as a working hypothesis that, in order to make viable the implementation of a Science curriculum that includes interculturality, the individual teaching effort is not enough or collective, it is necessary to implement adequate public policies that strengthen educators and offer schools suitable working conditions and resources. In this horizon, we adopted as a general objective to understand how interculturality takes place in the curricular component of Science in the indigenous schools of the Pankararu People. Supported by the concepts of ethnoscience, with Miranda (2007), Dias and Janeira (2005), Nazareth and Reis (2008), Alves and Souto (2010), of interculturality, with Candau (2010), Fleuri (2001), Silva (2009, 2017) or Reis (2017), of Science teaching, with Blini (2017), of Indigenous School Education and the intercultural curriculum, with Oliveira (2012), Silva (1999), Almeida (2001), Ferreira (2001), Félix (2008), Freire (2014), Candau (2003) or Silva (2001), we carried out a national literature review and adopted a theoretical-methodological approach of a qualitative nature and a case study, with interviews and a questionnaire. For the treatment and analysis of the empirical data of this research, we used the content analysis proposed by Bardin (1977). We noticed a great investment by the teachers and coordinators of the Pankararu People's schools in consolidating a specific and intercultural school education, especially in Science teaching.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Vitória Teresa da Hora Espar.pdf3,19 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons