Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4530
Título: Enunciados de provas escritas: uma investigação dos problemas de compreensão subjacentes à sua leitura
Autor(es): Dias de Araujo, Djario
Palavras-chave: Compreensão do texto; Prova escrita; Avaliação
Data do documento: 2007
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Dias de Araujo, Djario; Lucia Ferreira de Figueiredo Barbosa, Maria. Enunciados de provas escritas: uma investigação dos problemas de compreensão subjacentes à sua leitura. 2007. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.
Resumo: É muito comum ouvirmos de nossos alunos, sobretudo no ensino fundamental, reclamações de que não conseguiram responder determinada questão da prova porque não compreenderam o que estava sendo solicitado pelo enunciado. Alguns conceitos centrais tradicionalmente estabelecidos no que diz respeito ao processo de avaliação, bem como os instrumentos utilizados nesse processo devem ser repensados para analisarmos com segurança se o educando não respondeu à prova por falta de conhecimento do objeto de estudo ou por dificuldade de compreender o que estava sendo solicitado. O enunciado não é mais um texto a ser compreendido nas atividades de língua portuguesa. Mas um texto em que qualquer dificuldade em termos de compreensão pode prejudicar o desempenho do aluno no resultado final da prova. A prova escrita, que é um dos instrumentos de avaliação da aprendizagem tradicionalmente firmada em nossas práticas avaliativas, tem sido alvo de muitas críticas nos últimos anos, portanto, caracterizá-la, entender a dimensão dos processos que a envolvem, como função social, estrutura formal, condição de produção e identificação das dificuldades de compreensão de seus enunciados, entre outros aspectos, é de suma importância para entender o contexto discursivo em que a mesma se materializa. Nosso trabalho, que tem uma orientação qualitativa, tem por base teórica uma síntese das teorias dos processos de compreensão, gêneros textuais, avaliação da aprendizagem, entre outras. Os participantes de nossa pesquisa foram da rede municipal de ensino do Recife, que cursavam o último ano do ensino fundamental. Selecionamos três turmas, fizemos observações nos dias de aplicação de provas, aplicamos questionários e analisamos os enunciados que apresentaram problemas de compreensão, ao todo foram 134 enunciados avaliados. Os resultados da pesquisa apontaram que o grande problema de compreensão dos alunos está na dificuldade de compreender determinados vocábulos. O fato de não entender determinada palavra do enunciado os impedia de desenvolver a questão da prova. Faz-se necessário rever as estratégias de ensino de vocabulário urgentemente. Aumentar o dicionário metal dos discentes é muito importante. Familiarizá-los com determinados termos, com alguns tipos de perguntas, que normalmente configuram uma prova, é essencial para que o professor não caia no lugar comum em afirmar que o aluno não respondeu unicamente porque não estudou
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4530
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Educação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo5445_1.pdf473,81 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.