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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4527
Title: Educação planetária: o que sabem e pensam os professores das séries finais do ensino fundamental das escolas estaduais de Pernambuco
Authors: de Figueirêdo Barbosa, Clarissa
Keywords: Cidadania planetária;Educação planetária;Saberes docentes
Issue Date: 2007
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: de Figueirêdo Barbosa, Clarissa; Maria Monteiro Silva, Aída. Educação planetária: o que sabem e pensam os professores das séries finais do ensino fundamental das escolas estaduais de Pernambuco. 2007. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.
Abstract: Este trabalho tem como objetivo pesquisar o que sabem e pensam os professores sobre a educação planetária. Definimos os conceitos de cidadania planetária, educação planetária e saberes docentes para compreensão desse objetivo. Para discutirmos o primeiro conceito nos apoiamos, principalmente, nas idéias de Vieira (2001) e Gadotti (2000). Quanto ao segundo termo, o da educação planetária, tomamos como referência as idéias de Gadotti (2000) e Boaventura (2001). E, em relação aos saberes docentes, Pimenta (2005) e Larossa (2002) serviram como nosso aporte teórico, contudo, demos maior ênfase aos estudos de Tardif (2002). Tivemos como sujeitos da nossa investigação seis professores do ensino fundamental da rede estadual de Pernambuco, lotados em sala de aula. Nosso campo de pesquisa foram as escolas em que localizamos os sujeitos, de acordo com os critérios estabelecidos (duas escolas da GERE Sul e uma da Metro Norte). Para respondermos aos nossos objetivos percorremos os caminhos da análise qualitativa e utilizamos os seguintes instrumentos: entrevista semiestruturada e questionário. Recorremos à Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977) para tratarmos as informações obtidas. Constatamos que a maioria dos professores tem um conhecimento muito genérico sobre educação planetária e demonstra dificuldade de compreender o seu conceito. A cidadania planetária foi um termo que os professores discorreram com mais facilidade associando-o ao respeito às diferenças, às outras culturas, ao meio ambiente. Vimos que as diferentes formações dos docentes - escolar, inicial e continuada -, não contemplam discussões planetárias. Verificamos que o que professores sabem é decorrente de sua cultura pessoal, de práticas sociais, em movimentos, em ONG(s), em pastorais (TARDIF, 2002) e também de suas leituras como ser no mundo (FREIRE, 1983). Os professores que responderam de forma mais elaborada às nossas perguntas foram os docentes que participavam de alguma ONG, pastoral, movimento social. A falta de perspectiva, associada à falta de estrutura familiar e da sociedade em geral, constitui-se como desafio apontado pelos professores, de forma recorrente, para educar em uma perspectiva planetária. Percebemos, no entanto, a ausência de outras questões que envolvam a compreensão planetária. Entre os saberes que os entrevistados julgam necessários para educar nessa perspectiva destacam-se: conhecer os conteúdos das disciplinas, estar informado, estar aberto a esta discussão, ter alguma atuação social, saber escutar, saber falar, saber chegar ao aluno e ser humilde. Os resultados dessa pesquisa nos levam a pensar que a educação planetária exige saberes específicos e, por sua vez, a articulação entre conhecimentos de suas disciplinas e conhecimentos do local e do global. Consideramos, por exemplo, o professor de geografia como o que responde de forma mais consistente às nossas questões, supostamente pelos elementos conteudísticos de sua disciplina muito se aproximam da discussão planetária. É importante ressaltar que a educação planetária é uma proposta transversal e não, propriamente, de uma disciplina
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4527
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Educação

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