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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45250

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCAVALCANTI, Maria Clara Catanho-
dc.contributor.authorMELO, Lidiane Santos de-
dc.date.accessioned2022-07-27T16:07:18Z-
dc.date.available2022-07-27T16:07:18Z-
dc.date.issued2021-11-18-
dc.identifier.citationMELO, Lidiane Santos de. Leitura de reportagens em sala de aula: a referenciação e o uso de modalizadores epistêmicos como recursos auxiliares na identificação de opiniões. 2021. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45250-
dc.description.abstractA leitura é uma atividade fundamental para promover mudanças no modo como as crianças e os adolescentes compreendem o mundo. Nesse sentido, ressaltamos, aqui, a importância de ações que oportunizem a leitura de reportagens em sala de aula. Esse gênero possui aspecto opinativo reconhecível, fator subsidiário ao objetivo geral desta pesquisa, que é o de contribuir, através da leitura de reportagens, para que os estudantes do 9o ano do Ensino Fundamental aprimorem habilidades de leitura que lhes permitam identificar opiniões presentes nesses textos jornalísticos. Para tanto, lançamos mão da investigação do processo de referenciação nesses textos, bem como da aplicação de articuladores discursivos modais epistêmicos como recursos linguísticos elementares ao alcance desse escopo. Assim, baseamo-nos na teoria de gêneros, especificamente nos estudos retóricos desses elementos, bem como nas perspectivas fornecidas pela linguística textual. No tocante à metodologia, esta pesquisa é de caráter qualitativo, proporcionando uma reflexão sobre o problema investigado, a participação e a colaboração de todos os envolvidos na construção da aprendizagem. Para seu desenvolvimento, propusemos a realização de aulas presenciais em formatos de oficinas, cujas ações têm ênfase na leitura, mas observam também os diversos usos da linguagem mediante atividades que fortalecem a participação oral dos estudantes, a produção escrita e a análise linguística. Então, debruçamo-nos sobre as perspectivas de texto, construção de sentidos e referenciação, tendo como base Cavalcante, Custódio Filho e Brito (2014), Cavalcante (2020) e Custódio Filho (2011). Como norte para as estratégias de leitura, recorremos aos fundamentos de Solé (1998), Koch (2018), Kleiman (2001, 2016) e Kleiman e Moraes (1999). Além disso, refletimos sobre fatores relacionados à multimodalidade a partir de Kress e Van Leeuwen (2006), Ribeiro (2017), entre outros. A fim de elucidar aspectos fundamentais relativos à modalização discursiva, forneceu-nos suporte teórico os estudos de Koch (2015, 2018a), Neves (2011), Castilho (2010) e Nascimento (2012). Igualmente, orientaram-nos, no percurso metodológico, dois documentos oficiais: o PCN (BRASIL, 1998) e a BNCC (BRASIL, 2017). Assim, a partir das ações propostas nesta pesquisa, possibilita-se aos estudantes a compreensão das escolhas que fazemos, em relação a determinadas expressões, para enfatizar o nosso ponto de vista e de quando precisamos atribuir significados diferentes ao nos referir a um dado objeto de discurso. Desse modo, não apenas atingimos o nosso objetivo, como também pudemos propiciar aos alunos uma leitura mais consciente que perpassasse os muros da escola.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectReportagempt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectReferenciaçãopt_BR
dc.subjectOpiniãopt_BR
dc.titleLeitura de reportagens em sala de aula : a referenciação e o uso de modalizadores epistêmicos como recursos auxiliares na identificação de opiniõespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1363990843420956pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7119585850833863pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Letras (Profletras)pt_BR
dc.description.abstractxReading is the fundamental activity to promote changes in the way children and teenagers understand the world. In this regard, we highlight here the importance of actions that create opportunities of reportation in the classroom. This genre has an opinionated, recognizable, subsidiary factor to the general objective of this research that is to contribute, throughout the reading of reports, to improve the reading skills of the students in the 9th year of middle school in a way that allows them to identify opinions present in these journalistic texts. To do so, we use the investigation of the process of referenciation in these texts, as well as the application of epistemic modal discursive articulators, as linguistic resources to reach this goal. Thus, we base ourselves in the genre theory, specifically in the rhetorical studies of these, as well as the perspectives provided by textual linguistics. Concerning methodology, this research is of qualitative character, generating reflections about the problem to be investigated and the participation and collaboration of all involved in the construction of learning. To the development, we proposed the realization of presential classes in a workshop format, whose actions have an emphasis in reading, but that reach, too, the many uses of language, as seen in activities that strengthen the oral participation of students, the written production, as well as linguistic analysis. Thus, we lean over the perspectives of text, construction of meaning and referenciation as seen in Calvacante, Custódio Filho e Brito (2014), Cavalcante (2020), Custódio Filho (2011). As a guide to reading strategies, we make use of the fundamentals of Solé (1998), Koch (2018), Kleiman (2001, 2016), and Kleiman e Moraes (1999). We reflect about factors related to multimodality starting with Kress and Van Leeuwen (2006) and Ribeiro (2017), among others. And, to elucidate fundamental aspects related to discursive modalization, grants us theoretical support the studies of Koch (2015 and 2018a), Neves (2011), Castillo (2010) and Nascimento (2012). Likewise, as our guide throughout the process, we use the official documents, PNC (BRASIL, 1998) and the BNCC (BRASIL, 2017). With that, through the actions proposed in this research, we provide, to the students, the understanding about the choices we make over certain expressions to emphasize our viewpoint, and, in a likewise manner, also when we need to attribute different meanings to a certain data in the discourse. This way, not only did we reach our objective, but also, we can provide to the student a more aware reading, that goes beyond the walls of the school.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Letras (Profletras)

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