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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45248
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Título: | Prevenção do uso de álcool e outras drogas entre adolescentes : desenvolvimento e validação de um software para tecnologia móvel |
Autor(es): | CHAVES, Laura Cristhiane Mendonça Rezende |
Palavras-chave: | Promoção da Saúde; Tecnologia Educacional; Adolescente; Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias; Enfermagem |
Data do documento: | 18-Fev-2022 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | CHAVES, Laura Cristhiane Mendonça Rezende. Prevenção do uso de álcool e outras drogas entre adolescentes: desenvolvimento e validação de um software para tecnologia móvel. 2022. Tese (Doutorado em Enfermagem) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2002. |
Abstract: | O consumo de álcool e outras drogas na adolescência é um problema de saúde pública em todo o mundo, acarretando prejuízos como relações interpessoais conflituosas, autocuidado fragilizado, comportamentos agressivos e dificuldades escolares. É necessário promover a saúde dos adolescentes para prevenir o uso destas substâncias, utilizando recursos de mediação que possam favorecer as práticas educativas em saúde, como as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). O presente estudo tem como objetivo descrever o processo de desenvolvimento e validação de um software educacional para dispositivos móveis, sobre a prevenção do uso de álcool e outras drogas entre adolescentes. Trata-se de um estudo metodológico que utilizou o método do Design Instrucional Contextualizado (DIC) para construção da tecnologia. Na fase de desenvolvimento do software, para elaboração do seu conteúdo, realizou-se uma revisão integrativa da literatura, consulta a produções científicas e outras fontes bibliográficas oficiais; busca por aplicações móveis sobre a temática na plataforma PlayStore®; e uma pesquisa de campo para identificar o conhecimento do público- alvo sobre o assunto e as informações que gostariam de ter acesso em uma tecnologia educacional. As drogas que compuseram o conteúdo textual do software foram: álcool, maconha, cigarro, ecstasy, crack, cocaína, inalantes e anfetaminas, relacionadas a temas como: conceitos de drogas, considerando aspectos como legalidade, atuação no cérebro e legislação brasileira; drogas mais utilizadas e suas caracterizações; efeitos fisiológicos e comportamentais; danos para a saúde (a curto e longo prazo); uso de álcool e outras drogas na adolescência, incluindo as principais motivações, consequências, fatores de risco e de proteção; por que não utilizar drogas, tratando da dependência e estratégias de recusa; redução de danos; sessão interativa sobre “mitos e verdades” e o depoimento de um jovem usuário, em vídeo. Definidas estas informações, participaram do processo de desenvolvimento técnico um programador de sistemas e um design. As ferramentas tecnológicas utilizadas foram: AngularJS, Ionic Framework, PhoneGap Cordova, Android Studio, VS Code e o sistema operacional Windows. Validou-se a tecnologia quanto ao seu conteúdo por 22 juízes-especialistas, e quanto à aparência e usabilidade por 13 adolescentes representantes do público-alvo. Analisaram-se os dados com auxílio do software R 4.0.2 e do Statistical Package for Social Sciences (SPSS) versão 20.0. Verificaram-se frequência absoluta, média, desvio padrão, teste binomial, Índice de Validade de Conteúdo (IVC) e confiabilidade das respostas dos juízes por meio do cálculo do coeficiente Alfa de Cronbach. Na avaliação de aparência e usabilidade, considerou-se a frequência absoluta e o índice de concordância dos adolescentes. O nível de significância considerado foi de 5% de probabilidade. O coeficiente de Kappa Fleiss encontrado foi de 0,312, um valor considerado razoável e, portanto, aceitável e a média geral do IVC foi de 0,87, valor acima do recomendado pela literatura. O coeficiente Alfa de Cronbach encontrado sobre as respostas dos juízes ao questionário foi de 0,93, valor classificado como muito confiável. Na avaliação de aparência e usabilidade encontrou-se um alto nível de concordância entre os participantes, com um percentual de 96,6%. Os resultados do estudo permitiram confirmar a hipótese de que o software para tecnologia móvel intitulado “EPP: Educação Para Prevenção”, sobre o uso de álcool e outras drogas entre adolescentes, é válido e confiável, podendo ser, após verificado seu efeito, uma ferramenta apropriada para utilização pelos profissionais da educação e da saúde, sobretudo pelo enfermeiro, nas ações de educação em saúde sobre a temática junto aos adolescentes. Recomenda-se a realização de um estudo de intervenção para avaliar o efeito da tecnologia desenvolvida. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45248 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Enfermagem |
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