Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4521
Título: A importância da qualificação da mão-de-obra no comércio internacional dos estados da região nordeste do Brasil
Autor(es): CAIADO, Arnott Ramos
Palavras-chave: Capital Humano; Região Nordeste; Comércio Exterior; Heckscher-Ohlin
Data do documento: 2006
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Ramos Caiado, Arnott; Barrantes Hidalgo, Álvaro. A importância da qualificação da mão-de-obra no comércio internacional dos estados da região nordeste do Brasil. 2006. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Economia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.
Resumo: A abertura econômica iniciada na década de 90 provocou no Brasil e suas regiões mudanças significativas no comércio exterior. Paralelamente, ampliou-se no país as ofertas de educação formal, seguidas de movimentos de mundialização do capital e crescimento do comércio mundial. Este trabalho tem como objetivo avaliar o comércio exterior da Região Nordeste como um todo e de cada estado da região separadamente sob a ótica da especialização e das vantagens comparativas, tendo por referencial a teoria de Heckscher- Ohlin adaptada para a versão do Capital Humano. Os resultados encontrados confirmam os pressupostos de H-O, comprovando que o comércio da região Nordeste, e da maioria dos seus estados, segue os princípios de dotação de fatores e vantagens comparativas
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4521
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Economia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo6120_1.pdf6,23 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.