Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4520
Título: De comunicador social a professor de comunicação: a construção dos saberes docentes
Autor(es): BARBOSA, Maria Aparecida Gomes
Palavras-chave: Saberes docentes; Formação do professor; Professor de comunicação; Ensino superior.
Data do documento: 2006
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Aparecida Gomes Barbosa, Maria; Batista Neto, José. De comunicador social a professor de comunicação: a construção dos saberes docentes. 2006. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.
Resumo: Este trabalho analisa a formação do professor de Comunicação através dos saberes mobilizados na atividade docente. A referência é o comunicador social, tematizando a construção dos seus saberes docentes, durante a sua trajetória na atividade docente. Os objetivos do trabalho foram: analisar a construção dos saberes docentes do professor do curso de graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Pernambuco; identificar e caracterizar a percepção desses professores quanto à importância dos saberes plurais, utilizados na atividade docente; situar momentos e influências que emergem como mais decisivos para a construção desses saberes. O trabalho foi delineado a partir de uma discussão a respeito do professor do ensino superior que, tendo suas atividades baseadas em três eixos ensino, pesquisa e extensão, não tem um perfil homogêneo, mas sim um perfil diferenciado em articulação com o contexto de seu trabalho. A seleção para o ingresso na atividade docente é baseada no conhecimento que possui o profissional de comunicação na sua área de atuação. A metodologia utilizada foi a análise de conteúdo, cujos instrumentos foram entrevistas e observações participantes com três professores de comunicação social, em diversos ciclos da carreira docente, estudados por Huberman (1995) e Isaia (1998), procedendo-se à análise do seu conteúdo. Os resultados revelaram que esses professores percebem a necessidade de outros conhecimentos saberes docentes, além dos da área específica de atuação. Para o exercício da docência, percebem ainda a necessidade de conhecimentos disciplinares que empregam desde a preparação das primeiras aulas. Identificam, com facilidade, também fatos e pessoas que se estabelecem como influência para sua construção como professor. Os professores acreditam que a formação para a docência acontece de forma continuada a partir do exercício da prática, quando os docentes articulam diferentes saberes
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4520
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Educação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo5399_1.pdf1,18 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.