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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45081

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorROCHA, Cristiane de Arimatéa-
dc.contributor.authorNASCIMENTO, Matheus Pereira do-
dc.date.accessioned2022-07-18T16:04:01Z-
dc.date.available2022-07-18T16:04:01Z-
dc.date.issued2022-05-27-
dc.date.submitted2022-07-18-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, M.P.COMBINATÓRIA EM OBJETOS DE APRENDIZAGEM DISPOSTOS NO GEOGEBRA: uma discussão sobre situações, representações e invariantes propostos. 2022.Trabalho de Conclusão de Curso(Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45081-
dc.description.abstractO entendimento de aspectos relacionados a Combinatória por alunos da Educação Básica é algo amplo e complexo. Esse fato é evidente na dificuldade de resolução de situações que envolvem a dinâmica do pensamento combinatório nos diferentes níveis de escolarização. Esse fato é reforçado mediante a grande variedade de problemas que exigem do aluno, habilidades de interpretação e análise do contexto para a solução dos mesmos. Nesse sentido, tecnologias digitais podem auxiliar do processo de ensino e aprendizagem. Dessa forma, o presente trabalho objetiva analisar como se apresenta os aspectos conceituais da combinatória nos Objetos de Aprendizagem (OA) disponibilizados nos materiais didáticos do GeoGebra. Para essa análise fundamentamos na Teoria dos Campos Conceituais (TCC) de Gerard Vergnaud, especialmente na identificação do conjunto de situações, invariantes e representações sobre combinatória nos diferentes objetos de aprendizagem disponíveis no GeoGebra. A metodologia é constituída por uma abordagem qualitativa, de caráter documental e exploratória sendo que o instrumento de pesquisa será o de observação de sete Objetos de Aprendizagem do GeoGebra que abordam a Combinatória. A pesquisa constatou que a maioria dos objetos de aprendizagem apresentaram situações de problemas combinatórias condicionais, e poucos problemas combinatórios simples. Os invariantes implicitamente observados com maior frequência foram de ordem e escolha. A representação com maior grau de repetição foi a possibilidade de listagem das possibilidades com apoio do GeoGebra, seja possibilitando a construção a partir da manipulação do próprio software, seja apresentada pelo próprio objeto de aprendizagem. Apesar de apresentar diferentes aspectos da Combinatória, o trabalho desse conteúdo por meio desses objetos de aprendizagem pode ser potencializado pela mediação do professor, atuando na proposição de problemas combinatórios, no trabalho coordenado articulando propostas de atividades no papel e no GeoGebra o que pode suscitar o diálogo entre alunos, a criação de hipóteses, e a apresentação de diferentes representações simbólicas.pt_BR
dc.format.extent72p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCombinatóriapt_BR
dc.subjectObjetos de Aprendizagempt_BR
dc.subjectGeoGebrapt_BR
dc.titleCombinatória em objetos de aprendizagem dispostos no Geogebra: uma discussão sobre situações, representações e invariantes propostos.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1799616045040426pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8817258970099014pt_BR
dc.description.abstractxThe understanding of aspects related to Combinatorics by students of Basic Education is something broad and complex. This fact is evident in the difficulty of solving situations involving the dynamics of combinatorial thinking at different levels of schooling. This fact is reinforced by the great variety of problems that require from the student interpretation skills and context analysis to solve them. In this sense, digital technologies can help in the teaching and learning process. Thus, the present work aims to analyze how the conceptual aspects of combinatorics are presented in the Learning Objects (LO) made available in the GeoGebra teaching materials. For this analysis we based on Gerard Vergnaud's Conceptual Fields Theory (CCT), especially in the identification of the set of situations, invariants and representations about combinatorics in the different learning objects available on GeoGebra. The methodology consists of a qualitative, documentary and exploratory approach, and the research instrument will be the observation of seven GeoGebra Learning Objects that deal with Combinatorics. The research found that most learning objects presented conditional combinatorial problem situations, and few simple combinatorial problems. The most frequently observed implicit invariants were order and choice. The representation with the highest degree of repetition was the possibility of listing the possibilities with the support of GeoGebra, either by allowing the construction from the manipulation of the software itself or presented by the learning object itself. Despite presenting different aspects of Combinatorics, the work of this content through these learning objects can be enhanced by the mediation of the teacher, acting in the proposition of combinatorial problems, in the coordinated work articulating proposals of activities on paper and in GeoGebra, which can encourage the dialogue between students, the creation of hypotheses, and the presentation of different symbolic representations.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

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