Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45040

Compartilhe esta página

Título: Impermeabilização de fundações rasas como prática preventiva ao surgimento de eflorescências na construção civil. : estudo de caso na cidade de Cupira-PE
Autor(es): SILVA, Márcia Angela
Palavras-chave: Construção; Impermeabilização; Patologias; Eflorescências
Data do documento: 25-Mai-2022
Citação: SILVA, Márcia Angela. IMPERMEABILIZAÇÃO DE FUNDAÇÕES RASAS COMO PRÁTICA PREVENTIVA AO SURGIMENTO DE EFLORESCÊNCIAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL: estudo de caso na cidade de Cupira-PE. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Civil) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.
Abstract: O desejo de construir um lar existe desde os tempos antigos e esteve em ascendência nos últimos anos. No entanto, a existência de obras irregulares, sem o acompanhamento de um profissional capacitado, tornou-se comum. Desta forma, tem surgido diversas manifestações patológicas que influenciam a vida útil da edificação e o bem estar dos usuários. As eflorescências constituem um dos mais frequentes tipos de patologias que afetam as construções não impermeabilizadas. A impermeabilização é uma etapa muito importante na construção civil, no entanto, é facilmente negligenciada. Na maioria das vezes, isto ocorre por contenção de custos ou mera desinformação, ocasionando diversas manifestações patológicas. De forma a compreender melhor os fatores que influenciam o surgimento patológico, foi realizada uma pesquisa no município de Cupira-PE visando identificar se a quantidade de residências afetadas é considerável ou trata-se de um problema pontual. 104 moradias foram estudadas para verificar se possuem evidências de eflorescências nas paredes internas, se houve acompanhamento de profissional qualificado no período de construção e se foi executada a impermeabilização da fundação. Foram encontradas eflorescências em que mais de 85% das residências estudadas, 86 residências foram construídas sem acompanhamento profissional e apenas uma dentre as 104 executou a impermeabilização da fundação. No comércio local a oferta de produtos é escassa, das 14 lojas existentes na cidade de Cupira, apenas 9 possuem algum produto impermeabilizante. Ao todo foram encontrados 10 produtos com características impermeabilizantes, no entanto, apenas 2 são indicados para uso em fundações. Foram detalhados os principais cuidados a serem observados e seguidos na aplicação dos produtos recomendados para uso em fundações, a fim de demonstrar a correta utilização de cada produto.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45040
Aparece nas coleções:TCC- Engenharia Civil - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Márcia_Angela_Artigo_UFPE_CAA.pdf449.21 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons