Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4504
Título: Cooperativismo de trabalho médico e sua inserção no mercado de Pernambuco : um estudo de caso da UNIMED Recife
Autor(es): de Assis Galvão Barreto Pinho, Francisco
Palavras-chave: Trabalho Médico;Cooperativas;Unimed Recife
Data do documento: 2006
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: de Assis Galvão Barreto Pinho, Francisco; de Farias Costa, Écio. Cooperativismo de trabalho médico e sua inserção no mercado de Pernambuco : um estudo de caso da UNIMED Recife. 2006. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Economia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.
Resumo: O presente trabalho mostra que o cooperativismo, baseado em princípios universais, teve seu surgimento em comunidades da Inglaterra, no século XIX e que ao longo do tempo, e em vários países, surgiram defensores e divulgadores do cooperativismo que com idéias e determinação fortaleceram o movimento e plantaram uma semente fundamental no sistema econômico, capaz de gerar emprego, renda, produção e consumo. No Brasil, também no Século XIX, começam a surgir as primeiras cooperativas com atuação voltada para o setor agrícola, mas devido a instabilidade política do país, o movimento atravessou o início do século XX de forma acanhada, somente passando a ter maior visibilidade por volta de 1960, no contraponto histórico porque essa fase coincide com implantação do regime militar no Brasil que limitou a liberdade de expressão, dentre outras coisas. Após a criação da Organização das Cooperativas do Brasil - OCB, o movimento cooperativista experimentou um crescimento representativo em termos de quantidades de cooperativas e se expandiu para outros setores, dentre os quais cabe destacar as cooperativas de trabalho médico que desempenham um papel fundamental no sistema de saúde suplementar. Dentre as cooperativas de trabalho médico surgiu, em 1966, a Unimed Santos, pioneira no Sistema Unimed do Brasil e, na sua pujança, consta a Unimed Recife que com sua estrutura desempenha um fundamental papel no pólo médico da cidade do Recife. O trabalho destaca, essencialmente, a importância da Unimed Recife no pólo médico do Recife, apresentando-a como uma empresa geradora de emprego e renda para a economia local e de uma das principais unidades hospitalares em termos de estrutura física para atendimento dos seus usuários
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4504
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Economia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo6115_1.pdf4,76 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.