Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45010
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SALLES, Conceição Gislâne Nóbrega Lima de | - |
dc.contributor.author | LIMA, Vanessa Galindo Alves de Melo | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-07T12:26:23Z | - |
dc.date.available | 2022-07-07T12:26:23Z | - |
dc.date.issued | 2021-02-22 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Vanessa Galindo Alves de Melo. Hospedando dizeres, fazeres e aprenderes minoritários: o que as crianças e a infância nos dizem sobre o território currículoescola na Educação Infantil. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45010 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa foi desenvolvida a partir da Filosofia da Infância, desenhando-se enquanto uma pesquisa-andarilha com inspiração cartográfica, tendo como as intercessoras primaciais as crianças. Como território existencial de investigação delimitou-se por meio de um movimento cartográfico um Centro Municipal de Educação Infantil – CMEI, situado na região Agreste, no município de Pesqueira-PE. Andarilham conosco crianças cartógrafas das turmas do Pré-escolar II (Grupo V). Tomamos como objeto de investigação os dizeres minoritários da infância. A partir disso, elucidamos a pergunta de investigação: O que as crianças e a infância nos dizem sobre o território currículoescola na Educação Infantil? Tendo em vista tal inquietação, propomos, nesta pesquisa, andarilhar com as crianças a partir do (des)convite que nos fazem, em sua língua delirante (BARROS, 1993), no desejo de cartografar os movimentos instaurados pelas crianças e a infância que possibilitam pensar outros modos de fazer/invencionar currículo na pré-escola, a partir dos dizeres, fazeres e aprenderes infantis. Com aberturas outras nesses caminhos, fomos agenciadas a: 1) Mapear os dizeres, aprenderes e fazeres das crianças e da infância no território currículoescola no contexto da pré-escola; 2) Acompanhar os movimentos inventivos instaurados pelas crianças para a (re)criação de currículos no espaçotempo da Educação Infantil; 3) Problematizar os dizeres, aprenderes e fazeres infantis desde suas próprias experiências sobre o território currículoescola. Os intercessores teóricos que nos acompanharam nessas andanças foram: Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll (2019), Deleuze e Guattari (1997), Kohan (2004), Skliar (2008a), Kastrup (2015), Barros (2015), Derrida (2003), Larrosa (2006), Lapoujade (2017), Carvalho (2012b), Corazza (2013), e outros. Problematizamos a infância como caminho para a pesquisa com crianças, invencionando instaurações e conversações para hospedar seus dizeres, fazeres, aprenderes. O (des)convite a essas andanças e o gesto da hospitalidade potencializam a pensar outros currículos possíveis; quem sabe, Currículos-Slimes? Currículos-Descomportados? Currículos-Andaleços? Currículos-Delirantes? Ou quem sabe Currículos-Hospitaleiros? É a potência da pergunta que nos faz perceber a potência dos dizeres questionadores da infância, na perspectiva de uma pesquisa que se forja pela proposição inventiva do ser criança no currículoescola, ou seja, existências mínimas “anunciadoras-denunciadoras” de vidas de currículos outros. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Crianças – Pernambuco | pt_BR |
dc.subject | Infância – Pernambuco | pt_BR |
dc.subject | Escolas – Pernambuco | pt_BR |
dc.subject | Currículos – Pernambuco | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil – Pernambuco | pt_BR |
dc.title | Hospedando dizeres, fazeres e aprenderes minoritários : o que as crianças e a infância nos dizem sobre o território currículoescola na Educação Infantil | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9595161996133380 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8110858923692305 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAA | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research was developed from the Philosophy of Childhood, drawing itself as a walking research with cartographic inspiration, having as the primaries intercessors, the children. As an existential territory of investigation, a Municipal Center of Early Childhood Education - CMEI was delimited through a cartographic movement, located in the Agreste region, in the municipality of Pesqueira-PE. Walk with us, children cartographers, from the Preschool II (Group V) classes. We took as object of investigation the minority sayings of childhood. From this, we have elucidated the research question: What do children and childhood tell us about the territory school curriculum in Early Childhood Education? Viewing this concern, we propose, in this research, to walk with the children from the (dis)invitation that they make us, in their delirious language, in the desire to cartograph the movements initiated by children and childhood that make it possible to think about other ways of making/inventing curriculum in preschool, from the infant sayings, makings and learnings. With other openings in these paths, we were agencied to: 1) Map the sayings, learnings and makings of children and childhood in the school curriculum territory in the context of preschool; 2)Monitor the inventive movements established by children for the (re)creation of curriculums in the space/time of Early Childhood Education; 3) Problematize the infant sayings, learnings and makings from their own experiences on the school curriculum territory. The theoretical intercessors who have accompanied us in these wanderings were: Alice in Wonderland, by Lewis Carroll (2019), Deleuze and Guattari (1997), Kohan (2004), Skliar (2008a), Kastrup (2015), Barros (2015), Derrida (2003), Larrosa (2006), Lapoujade (2017), Carvalho (2012b), Corazza (2013), and others. We problematized the childhood as a way to research with children, adorning artificiously establishments and conversations to host their sayings, makings and learnings. The (dis)invitation to these wanderings and the gesture of hospitality enhance to think about other possible curriculums; who knows, Slimes-Curriculums? Unbehaved -Curriculums? Andaleços-Curriculums? Delirious-Curriculums? Or who knows Hospitable-Curriculums? It is the power of the question that makes us realize the power of the questioning sayings of childhood, on the perspective of a research that is forged by the inventive proposition of being a child in the school curriculum, which means, minimal "announcing-whistleblower" existences of lives of other curriculums. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Vanessa Galindo Alves de Melo Lima.pdf | 3,26 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons