Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44996

Compartilhe esta página

Título: Vendem-se bairros : uma investigação do processo de segregação na malha urbana do sul da Região Metropolitana do Recife, o caso da reserva do Paiva
Autor(es): MENDONÇA, Amaro Francisco Corrêa de Araújo
Palavras-chave: Desenvolvimento Urbano; Segregação Socioespacial; Sintaxe espacial; Enclave urbano - Recife
Data do documento: 13-Mar-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: MENDONÇA, Amaro Francisco Corrêa de Araújo. Vendem-se bairros: uma investigação do processo de segregação na malha urbana do sul da Região Metropolitana do Recife, o caso da reserva do Paiva. 2020. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Urbano) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: Este trabalho realiza uma análise morfológica no bairro planejado da Reserva do Paiva (RP), município do Cabo de Santo Agostinho, Região Metropolitana do Recife, um projeto viabilizado por um contexto econômico favorável de investimentos federais estratégicos no Complexo Industrial do Porto de Suape (CIPS) e lançado em 2007. O estudo parte da premissa que existe uma Lógica Social do Espaço (HILLIER e HANSON, 1984) em que padrões espaciais interferem em movimentos potenciais na malha urbana e que associados a soluções imobiliárias de enclaves, reforçam o fenômeno de segregação socioespacial (SPOSITO, 2013; CALDEIRA, 2000). A investigação se dá em dois momentos de escalas distintas, analisando dados sintáticos de integração, conectividade, controle e inteligibilidade gerados por mapas analíticos, para relacionar como a configuração espacial da RP interfere nos fenômenos de expansão de centralidade urbana e segregação socioespacial. O primeiro foca em uma escala metropolitana englobando as cidades e os municípios do Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes, Recife e Olinda, entendidos como um mesmo tecido urbano de influência direta e indireta na RP. O segundo momento foca em uma escala menor, investigando aspectos morfológicos, funcionais e da configuração espacial da malha interna da RP, analisando os dados sintáticos levantados com aspectos socioeconômicos de formação do objeto de estudo. Os resultados do estudo mostram como e em que medida a inserção do projeto da RP na RMR – em seu aspecto especificamente formal, de sua configuração espacial – contribui para uma segregação dos seus espaços, que provocam alterações em encontros potenciais na área – resultando em um processo de “autossegregação” local (SPOSITO, 2013) dentro do fenômeno mais abrangente de segregação socioespacial metropolitano.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44996
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Desenvolvimento Urbano

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Amaro Francisco Correa de Araujo Mendonca.pdf7,84 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons