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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44990
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Título : | Dry ports development in seaport-hinterland network : risk assessment approach and shipping cost optimization to aid decision-making |
Autor : | RODRIGUES, Thiago de Almeida |
Palabras clave : | Engenharia de produção; Rede porto-interior; Porto seco; Gestão de riscos; Custo de transporte de contêiner; Modelo de otimização de custos |
Fecha de publicación : | 3-mar-2022 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | RODRIGUES, Thiago de Almeida. Dry ports development in seaport-hinterland network: risk assessment approach and shipping cost optimization to aid decision-making. 2022. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. |
Resumen : | O transporte marítimo tem exercido um importante papel na conexão do comércio global de mercadorias. Tal relevância tem sido evidenciada pelo aumento notável do transporte de cargas em contêineres, o que tem colado enorme pressão sobre a eficiência dos portos marítimos. Particularmente desafiadoras são as questões relacionadas à rede porto-interior, que implicam em uma distribuição geográfica mais ampla das operações portuárias. Neste contexto, os portos secos tem surgido como opções para solucionar problemas de eficiência dos portos, otimizando a rede de transporte marítimo de cargas. Apesar da relevância deste operador logístico, o desenvolvimento de portos secos não está isento de falhas, especialmente em relação à fase de transição de „projeto‟ para „operação‟. Considerando a perspectiva dos importadores /exportadores, outra questão crítica refere-se à escolha do operador logístico, que pode variar de acordo com as especificidades de cada cliente. Tendo isto em mente, esta tese busca atender três principais tópicos: (i) fazer uma discussão geral sobre a rede porto-interior, especialmente no que diz respeito ao desenvolvimento de portos secos; (ii) avaliar a ponderação dos fatores de risco e as interdependências na fase de transição dos projetos dos portos secos a partir da perspectiva de diferentes stakeholders; por fim, (iii) propor um modelo de custos flexível para auxiliar a tomada de decisão dos clientes na seleção de seus prestadores de serviços ao longo da rede porto-interior. Na direção destes objetivos, a tese foi desenvolvida agregando múltiplos artigos complementares, nos quais oito estudos sobre o tema porto-interior e portos secos foram apresentados em versões adaptadas. Como contribuição prática, a tese apresentou um framework para aumentar a eficiência dos portos secos no contexto brasileiro e destacou os principais fatores que podem afetar os custos importação. Além disto, os resultados também evidenciaram aos gestores e tomadores de decisão de políticas públicas os cenários em que portos secos ou portos marítimos se tornam economicamente a melhor opção para os clientes. Academicamente, esta tese aprimora a literatura sobre o desenvolvimento de portos secos, propondo uma tipologia de riscos para a transição de „projeto‟ para „operação‟ compreendendo oito fatores de risco interdependentes. Por fim, o estudo também discute a competitividade entre os principais atores da rede porto-interior à luz da literatura, trazendo informações relevantes para os stakeholders envolvidos. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44990 |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Engenharia de Produção |
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