Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44968
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | QUEIROZ, Simone Moura | - |
dc.contributor.author | BESERRA, Igor Borges | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-05T12:46:21Z | - |
dc.date.available | 2022-07-05T12:46:21Z | - |
dc.date.issued | 2022-05-10 | - |
dc.date.submitted | 2022-07-04 | - |
dc.identifier.citation | BESERRA, Igor. Estratégias que um grupo de professores de matemática adotou para cuidar de si frente às mudanças que ocorreram no ensino durante a pandemia da COVID-19. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44968 | - |
dc.description.abstract | Devido as medidas de proteção e isolamento social durante a pandemia da Covid-19, os professores tiveram que migrar do ambiente de ensino presencial para o ensino remoto, como consequência precisaram transformar seus lares em local de trabalho, adaptando assim sua prática docente ao uso das tecnologias. O trabalho passou a fazer parte integral da vida do professor, fazendo que eles tivessem dificuldade para administrar suas atividades para além do profissional. O que nos levou a querer pesquisar sobre como o cuidado de si pode contribuir com a docência. A pesquisa se desenvolveu a partir do seguinte questionamento: Que estratégias um grupo de professores de matemática do Agreste Pernambucano adotou para cuidar de si frente às mudanças que ocorreram no ensino durante a pandemia da Covid-19? Tendo como objetivo geral identificar as estratégias adotadas por esse grupo de professores nesse momento de mudanças. Para fundamentar a nossa discussão trouxemos autores como Bauman (2011), que nos permite refletir sobre as consequências do mundo líquido, e a fluidez dos dias atuais. Queiroz (2016), que relaciona as consequências dessa liquidez com a educação. E Feltrin e Batista (2020), que nos apresentam as consequências dessas mudanças no modo de trabalho e ensino dos professores, e trazem o cuidado de si em Foucault como alternativa para superar essas dificuldades, entre outros autores. Os dados para desenvolvimento da pesquisa foram obtidos a partir de um formulário on-line, composto por doze perguntas, que foi preenchida por cinco professores, após o término do prazo para envio das respostas, iniciamos as análises. Apesar das dificuldades relatadas pelos participantes da pesquisa, pudemos identificar que eles buscaram alternativas para cuidar de si, seja por meio de acompanhamento médico/psicológico, reorganização do tempo, valorização do ócio, mudança dos hábitos de alimentação e prática de exercícios. | pt_BR |
dc.format.extent | 35p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Pandemia | pt_BR |
dc.subject | Ensino remoto | pt_BR |
dc.subject | Professores | pt_BR |
dc.subject | Cuidado de si | pt_BR |
dc.title | Estratégias que um grupo de professores de matemática adotou para cuidar de si frente às mudanças que ocorreram no ensino durante a pandemia da covid-19. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6760131429241617 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0630970592118924 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Due to measures of protection and social isolation during the Covid-19 pandemic, teachers had to migrate from the classroom teaching environment to remote teaching, as a consequence they had to transform their homes into a place of work, thus adapting their teaching practice to the use of technologies. Work became an integral part of the teacher's life, making it difficult for them to manage their activities beyond the professional. Which led us to want to research how self-care can contribute to teaching. The research was developed from the following question: What strategies did a group of mathematics teachers from Agreste Pernambucano adopted to take care of themselves in the face of the changes that occurred in teaching during the Covid-19 pandemic? The general objective is to identify the strategies adopted by this group of teachers at this time of change. To support our discussion, we brought authors such as Bauman (2011), which allows us to reflect on the consequences of the liquid world, and the fluidity of the present day. Queiroz (2016), who relates the consequences of this liquidity to education. And Feltrin and Batista (2020), who present us with the consequences of these changes in the way teachers work and teach, and bring the care of the self in Foucault as an alternative to overcome these difficulties, among other authors. The data for the development of the research were obtained from an online form, composed of twelve questions, which was filled in by five professors, after the deadline for sending the answers, we started the analysis. Despite the difficulties reported by the research participants, we could identify that they sought alternatives to take care of themselves, whether through medical/psychological follow-up, reorganization of time, appreciation of leisure, change in eating habits and exercise. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - IGOR BESERRA (VERSÃO FINAL).pdf | 343,18 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons