Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44919
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, João Roberto Ratis Tenório da | - |
dc.contributor.author | LEAL, Elizabeth Sabryna da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-30T15:14:02Z | - |
dc.date.available | 2022-06-30T15:14:02Z | - |
dc.date.issued | 2022-05-25 | - |
dc.date.submitted | 2022-06-29 | - |
dc.identifier.citation | LEAL, Elizabeth. Aprendizagem e memória de trabalho: um estudo sobre a construção de significados acerca dos ácidos e bases. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44919 | - |
dc.description.abstract | A relação entre a memória e a aprendizagem vem sendo discutida ao longo dos anos, ancorada na ideia de que o processo de construção da aprendizagem está relacionado com o funcionamento da memória. Portanto, o presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de analisar como se dá a relação entre a memória de trabalho e aprendizagem dos conceitos de ácidos e bases, em Química Geral, componente curricular de um curso de Química Licenciatura. Para isso, adotamos como os principais referenciais teóricos a teoria da rememoração de Bartlett e a teoria dos esquemas de Piaget. A fim de atingir os objetivos, lançamos mão de uma metodologia de caráter qualitativo e quantitativo, com a utilização de três instrumentos de coleta de dados, a saber: questionário online, estudo de caso e bateria de avaliação da memória de trabalho (BAMT). Com isso, os resultados mostraram que os sujeitos da pesquisa apresentaram uma boa aprendizagem sobre os assuntos aqui tratados, o que pode estar relacionado com o atual nível de conhecimento que eles possuem organizados em formas de esquemas de aprendizagem. Em paralelo a isso, a memória de trabalho de cada participante também apresentou um bom resultado acerca do seu funcionamento, o que nos permite traçar uma relação com a atuação satisfatória dos sujeitos no estudo de caso apresentado. | pt_BR |
dc.format.extent | 67p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Memória de Trabalho | pt_BR |
dc.subject | Ácidos e bases | pt_BR |
dc.title | Aprendizagem e memória de trabalho: um estudo sobre a construção de significados acerca dos ácidos e bases. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3783114928550077 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2659442558566241 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The relationship between memory and learning has been discussed over the years, anchored in the idea that the learning process is related to the functioning of memory. Therefore, the present work was developed with the goal to analyze how the relationship between working memory and learning of the concepts of acids and bases occurs in General Chemistry in a curricular component of a Chemistry Degree course. For this, we adopted as the main theoretical references Bartlett's theory of remembering and Piaget's schema theory. To achieve the goals, we used a qualitative and quantitative methodology, using three data collection instruments: an online questionnaire, a case study and a working memory assessment battery (BAMT). The results showed that the participants showed a good learning about the subjects discussed here, which may be related to the current level of knowledge they have organized in forms of learning schemes. In parallel to this, the working memory of each participant also presented a good result regarding its functioning, which allows us to trace a relationship with the satisfactory performance of the subjects in the presented case study. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Química – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia - Elizabeth Sabryna da Silva Leal.pdf | 933,31 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons