Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44869

Compartilhe esta página

Título: O ensino de carboidratos e saúde: o uso de uma sequência didática.
Autor(es): SANTOS, Eliwelton Silva dos
Palavras-chave: Ensino de bioquímica; Carboidratos; Sequência didática; Saúde
Data do documento: 26-Mai-2022
Abstract: A bioquímica é o estudo dos processos químicos que acontecem nos seres vivos e explicam como funcionam vários processos do corpo humano e como, de algum modo, são influenciados pela alimentação. Portanto, a partir da atual situação em que grande parcela da população mundial desenvolve doenças metabólicas muitas das quais estudos apontam relação com alimentação inadequada, surge a ideia de contextualizar o ensino das características e propriedades de uma das biomoléculas, os carboidratos, com a saúde. Essa pesquisa teve como principal objetivo a avaliação do uso de uma sequência didática com o tema de carboidratos e sua relação com a saúde em uma turma do ensino médio, utilizando, para isso, duas fontes de dados: uma primária e outra secundária. Primeiramente, para obtenção dos dados secundários, foi feita uma análise documental analisando como os conteúdos de carboidratos são abordados em livros do ensino médio. Essa análise foi realizada baseada em critérios sugeridos no artigo “Uma Proposta de Critérios Para Análise de Livros Didáticos de Ciências Naturais na Educação Básica” e pudemos observar que nos livros analisados, muitas vezes, os conteúdos são passados apenas de forma conceitual, sem fazer grandes relações com a saúde, o que poderia ser de grande ajuda já que essa relação pode ser estimulante para os alunos. Já a fonte primária utilizada foram os alunos da turma do 3º ano do ensino médio de uma Escola de Referência em Ensino Médio da cidade de Belo Jardim-PE, os quais participaram na aplicação da Sequência Didática. Durante as aulas pôde-se perceber que houve uma grande interação entre os alunos e o conteúdo. Além disso, pelo fato de ter sido feita uma relação com a saúde e os alimentos, os alunos puderam trazer suas experiências familiares, o que tornou a discussão do assunto muito mais proveitosa. Portanto, a partir da interação com os estudantes e pelos resultados obtidos nos questionários respondidos por eles, é um indicativo de que houve aprendizado do conteúdo, ao que atribuímos a eficácia da Sequência Didática.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44869
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Eliwelton Santos.pdf2,47 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons