Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44858

Compartilhe esta página

Título: A importância da leitura literária na educação infantil: o que dizem e pensam os professores.
Autor(es): FRANÇA, Ana Carolina Umbelino de
Palavras-chave: Leitura literária; Educação infantil; Criança; Infância
Data do documento: 17-Mai-2022
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo geral analisar as contribuições da leitura literária para as experiências de leitura das crianças na educação infantil. Ouvir e ler historias é sempre um momento encantador, cheio de mistérios e descobertas, algo de grande significado para as crianças. Desse modo, busca-se por meio da discussão teórica compreender as noções de criança e infância; como é o trabalho com a leitura literária no ambiente escolar como também uma reflexão sobre o ato da leitura literária como um caminho para o olhar de descoberta da imaginação criadora. Como procedimentos metodológicos, utilizou-se da pesquisa qualitativa e como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada realizada com duas professoras da educação infantil da cidade de Caruaru-PE. Com base nos dados obtidos foi-nos possível observar o quanto leitura literária produz sentidos, encontros, inícios, o quanto ela mobiliza criações e invencionices em meio a rotina escolar, como também a sua importância para as crianças permitindo um experienciar da leitura para além do cotidiano escolar por meio dos gestos, sons, falas e da imaginação criadora.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44858
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Leitura Literária - corrigido.pdf653,6 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons