Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44846

Comparte esta pagina

Título : Certificação ambiental selo casa azul + caixa de um empreendimento habitacional de interesse social na cidade de Caruaru, Pernambuco.
Autor : MENDES, Érika Julliany de Oliveira
Palabras clave : Viabilidade econômica; Desenvolvimento sustentável; Sinapi
Fecha de publicación : 26-may-2022
Citación : MENDES, Érika Julliany de Oliveira. Certificação ambiental Selo Casa Azul + Caixa de um empreendimento de habitação social na cidade de Caruaru, Pernambuco.2022.Trabalho de Conclusão de Curso(Engenharia Civil) -Universidade Federal de Pernambuco,Caruaru,2022.
Resumen : Os avanços no âmbito da construção civil causaram vários impactos ambientais, devido a ausência de políticas de desenvolvimento sustentável. Em 2010 foi criado a certificação ambiental Selo Casa Azul, da Caixa Econômica Federal, que leva em consideração o índice de medidas sustentáveis dos projetos desenvolvidos para a realidade da construção brasileira de interesse habitacional. Este artigo apresenta uma proposta de melhorias na adoção de práticas sustentáveis, fundamentadas nos critérios estabelecidos pela certificação ambiental Selo Casa Azul + Caixa e sua viabilidade econômica, aplicada ao empreendimento do Programa Minha Casa Minha Vida, o condomínio Parque Caminho das Orquídeas, localizado na cidade de Caruaru, Pernambuco e executado pela MRV Engenharia. Foram realizadas análises qualitativas e quantitativas para implementação dessas mudanças. O estudo consistiu na etapa de avaliação com base nos critérios do checklist, atualizado em abril de 2022, do Selo Casa Azul + Caixa, proposição de soluções e análise de viabilidade econômica das soluções propostas. Os custos das melhorias foram calculados de acordo com a tabela de Sistema Nacional de Preços e Índices para a Construção Civil (SINAPI), utilizando a plataforma Orçafascio e através de pesquisa local. A obra atingiu a gradação Topázio, antiga Prata, devido a mudanças sofridas no checklist do Selo Casa Azul + Caixa no ano de 2022. Para atingir a gradação Safira, anteriormente nomeada como Ouro, seria necessário atingir mais 5 pontos e o custo seria de no mínimo R$ 20.126,00 reais, ou seja, menos que 1% do custo total da obra. A Categoria Diamante poderia ser obtida com 25 pontos, que geraria um custo mínimo de R$ 1.268.369,38 reais, ou seja, 6% do custo total da obra. Os resultados mostram ser economicamente e socialmente viável aderir a soluções sustentáveis nas habitações de interesse social, sendo importante incentivar todas as partes envolvidas no processo (poder público, órgão financiador, construtoras e sociedade).
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44846
Aparece en las colecciones: TCC- Engenharia Civil - Bacharelado

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC _ Érika Julliany de Oliveira Mendes.pdf1.15 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons