Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44825

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorREESINK, Mísia Lins-
dc.contributor.authorBRAGA, Mirella de Almeida-
dc.date.accessioned2022-06-20T19:45:51Z-
dc.date.available2022-06-20T19:45:51Z-
dc.date.issued2021-12-07-
dc.identifier.citationBRAGA, Mirella de Almeida. A identidade implorada : as experiências de conversão e retorno dos judeus do Nordeste sob o olhar de instituições judaicas nacionais e internacionais. 2021. Tese (Doutorado em antropologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44825-
dc.description.abstractA presente tese é dedicada aos processos de formação, cisão e reinvenção de comunidades judaicas em Campina Grande, Paraíba, a partir da descrição analítica das relações vivenciadas por esses grupos junto a lideranças e instituições do judaísmo estabelecido nos cenários nacional e internacional. A exemplo de outros conversos atuantes no Nordeste e em outras regiões do Brasil, os judeus campinenses (que se autodeclaram “Bnei Anussim”, “marranos” ou “sefarditas”) se constituem, majoritariamente, a partir de dissidências de igrejas evangélico-neopentecostais que estão em busca de verdades teológicas presentes em livros sagrados (Antigo Testamento da Bíblia e Torá) e da redescoberta de genealogias sanguíneas de famílias de cristãos-novos que aportaram no “Novo Mundo” em séculos coloniais passados. De modo bastante diversificado, tais comunidades se organizam em torno de práticas cotidianas atentas a um calendário de ritos religiosos, a fim de se tornarem conhecidas e reconhecidas por vertentes reformadas e ortodoxas do judaímo contemporâneo. Em meio a essas experiências de reinvenção de grupos de conversos, surge o projeto Sinagoga Sem Fronteiras. Sediado na cidade de São Paulo e com relações com rabinos reformados radicados em Israel, o Sinagoga Sem Fronteiras propõe um acolhimento “mais democrático” das comunidades judaicas brasileiras. A presença do projeto em algumas comunidades campinenses revela a construção de um imaginário repleto de estereótipos sobre o “judeu nordestino”, considerado periférico em relação ao judeu de migração mais recente, estabelecido no eixo Rio-São Paulo. As ações da Sinagoga Sem Fronteiras, apoiadas pela Fundação Zera Israel, têm provocado cisões e articulações de novos grupos de convertidos. Tais relações entre grupos de judeus estabelecidos e grupos outsiders é acompanhada com certa preocupação pelo Ministério da Educação de Israel que tem enviado representantes para observação do fenômeno dos conversos presente em diversas localidades no Nordeste e de outras regiões do Brasil e do mundo. As ilustres “visitas” da oficialidade judaica visam compreender a dinâmica desses processos identitários, repletos de questões étnicas, religiosas e políticas, no intuito de tentar monitorar, e mesmo disciplinar, os imponderáveis de um universo assaz multifacetado.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAntropologiapt_BR
dc.subjectJudeus – identidadept_BR
dc.subjectJudaísmopt_BR
dc.subjectConversãopt_BR
dc.titleA identidade implorada : as experiências de conversão e retorno dos judeus do Nordeste sob o olhar de instituições judaicas nacionais e internacionaispt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8525948666939510pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7192216073198707pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Antropologiapt_BR
dc.description.abstractxThis thesis is dedicated to the processes of formation, split and reinvention of Jewish communities in Campina Grande, Paraíba, from the analytical description of relationships experienced by those groups with leaders and institutions of established Judaism in national and international scenarios. Like other active converts in the Northeast and in other regions of Brazil, the Jews from Campina Grande (self-declared “Bnei Anussim”, “marranos” or “sefarditas”) are constituted, for the most part, from the dissidences of evangelical neo-Pentecostal churches that seek theological truths present in sacred books (Old Testament of the Bible and Torah) and from the rediscovery of blood genealogies of New Christian families that docked in the “New World” in past colonial centuries. In a very diverse way, these communities are organized around daily practices attentive to a calendar of religious rites, in order to become known and recognized by reformed and orthodox strands of contemporary Judaism. In the midst of these experiences of reinvention of converts groups, the Synagogue Without Borders project is created. Headquartered in the city of São Paulo and with relationships with retired rabbis based in Israel, the Synagogue Without Borders Project proposes a “more democratic” reception of Brazilian Jewish communities. The presence of the project in some communities in Campina Grande reveals the construction of an imaginary full of stereotypes about the “northeastern Jew”, considered peripheral compared to the Jew of more recent migration, established in the Rio-São Paulo axis. The actions of the Synagogue Without Borders project, supported by the Zera Israel Foundation, has been causing splits and formations of new converts groups. Such relations between Jewish established groups and outsiders groups are seen with some concern by the Israel Ministry of Education, which has been sending representatives to observe the phenomenon of converts present in several locations in the Northeast and other regions of Brazil and the world. The illustrious "visits" of the Jewish officialdom aim to understand the dynamics of these identity processes, full of ethnic, religious and political issues, in order to try to monitor, and even discipline, the imponderables of a very multifaceted universe.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Antropologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Mirella de Almeida Braga.pdf5,55 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons