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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44823

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Título: A formação política na educação de jovens e adultos: o caso do Projeto de Escola Zé Peão.
Autor(es): PIRES, Valéria Maria Barros
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos; Educação popular; Política e educação; Educação - Finalidades e objetivos
Data do documento: 20-Jul-2018
Citação: PIRES, Valéria Maria Barros. A formação política na educação de jovens e adultos: o caso do Projeto de Escola Zé Peão. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.
Abstract: Este trabalho tem por objetivo analisar como o Projeto de Escola Zé Peão- PEZP, contribui para a Formação Política dos seus educandos. Implantado desde 1990, o Projeto é uma iniciativa de educação de jovens e adultos- (EJA) que acontece por meio de uma parceria entre o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil (SINTRICOM) e Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na cidade de João Pessoa- PB. O PEZP apresenta entre seus objetivos contribuir com a elevação do nível de escolaridade dos operários e promover a formação política dos mesmos. No que se refere aos aspectos metodológicos, trata-se de uma pesquisa qualitativa, através do método de estudo de caso, onde foi feita inicialmente um levantamento bibliográfico. Como fonte para a coleta dos dados foram realizadas análise dos documentos norteadores do PEZP, como também, entrevistas semi-estruturadas com os atores envolvidos diretamente na materialização do Projeto, os dados levantados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo. De modo que os nossos resultados apontaram que a formação política é identificada no Programa do PEZP nos tópicos que tratam da: fundamentação teórica; o princípio da contextualização e nos objetivos do PEZP. Já as falas apontaram para o surgimento de três categorias: O Projeto como forma de levar a escolarização aos operários das obras e potencializando a luta sindical; mudança de comportamento dos participantes como alguns dos resultados a partir da entrada no Projeto e contribuições além dos elementos da escolarização. Pelas quais perpassam os aspectos da formação política.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44823
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

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