Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44800

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLUCAS, Andreza Daniela Pontes-
dc.contributor.authorSANTOS, Amanda da Silva-
dc.date.accessioned2022-06-16T20:12:36Z-
dc.date.available2022-06-16T20:12:36Z-
dc.date.issued2022-05-20-
dc.date.submitted2022-06-14-
dc.identifier.citationSANTOS, Amanda da Silva. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso Ciências Econômicas - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44800-
dc.description.abstractO mercado de telecomunicações vem crescendo a cada dia, transformando a vida das pessoas em vários aspectos. Para as empresas a manutenção de um cliente é de grande importância para a sua sobrevivência dentro do mercado. Uma vez que o custo da conquista de um cliente novo é maior que a permanência de um cliente da base. A partir desta questão, o trabalho objetivou analisar os fatores associados ao cancelamento do plano em uma empresa provedora de internet com sede administrativa em Campina Grande – PB. Os estudos foram realizados a partir de dados primários de uma empresa provedora de internet. O método adotado foi modelo de regressão logística. Os resultados indicam que a chance de evasão é maior para clientes mais jovens, clientes que possuem apenas um plano e clientes que fizeram solicitação financeira ou de suporte técnico. Estes resultados são de grande importância para a empresa poder identificar os perfis propensos ao cancelamento e assim traçar estratégias de manutenção desses clientes.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.format.extent42p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInternetpt_BR
dc.subjectCancelamentopt_BR
dc.subjectBanda larga fixapt_BR
dc.subjectSatisfaçãopt_BR
dc.titleFatores associados ao cancelamento de clientes em uma empresa provedora de internet.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5295613204155950pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6466149527667809pt_BR
dc.description.abstractxThe telecommunications market is growing every day, transforming people's lives in many aspects. For companies, keeping a customer is of great importance for their survival in the market. The cost of acquiring a new customer is higher than the cost of keeping a current customer. Based on this question, this study aimed at analyzing the factors associated with plan cancellation of the plan in an internet service provider company with administrative head quarters in Campina Grande - PB. The studies were carried out from primary data from an internet service provider company. The method adopted was logistic regression model. The results indicate that the chance of drop out is higher for younger customers, customers who have only one plan, and customers who made financial or technical support requests. These results are of great importance for the company to identify the profiles prone to cancellation and thus draw strategies to retain these customers.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NG) - Núcleo de Gestãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Economiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Econômicas - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC AMANDA DA SILVA SANTOS.pdf570,14 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons