Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44799

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPEREIRA, Ana Márcia Batista Almeida-
dc.contributor.authorANDRADE, Fernanda Maria Almeida de-
dc.date.accessioned2022-06-16T18:46:33Z-
dc.date.available2022-06-16T18:46:33Z-
dc.date.issued2022-05-17-
dc.date.submitted2022-06-14-
dc.identifier.citationANDRADE, Fernanda Maria Almeida de. Autoempreendedorismo e o trabalhador por conta própria: Um estudo nas facções de jeans no Agreste Pernambucano. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Administração) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44799-
dc.description.abstractEste trabalho de conclusão de curso decorre de inquietações sobre o trabalho informal no segmento de confecção no Agreste Pernambucano, especialmente no tocante ao ideário do autoempreendedorismo por parte dos trabalhadores, mesmo sob condições de trabalho precário. Sendo assim, este estudo buscou caracterizar a organização da produção e do ambiente de trabalho nas facções de jeans, identificar o perfil socioeconômico dos trabalhadores pesquisados e suas condições de trabalho no segmento da confecção e descrever as conexões dos trabalhadores com o ideário do autoempreendedorismo e do trabalho por conta própria. Neste estudo temos três pilares de discussão que corroboram para a discussão dos resultados, são eles: Debate sobre a velha e nova informalidade: algumas considerações e apontamentos, a origem e as transformações da confecção na região agreste de Pernambuco e o debate sobre autoempreendedorismo e o conta própria no polo de confecções. Trata-se de um estudo qualitativo, no qual realizamos pesquisa de campo junto as facções de jeans em Caruaru empregado ali a observação direta sistemática em nove unidades produtivas e realização de 10 entrevistas com proprietários e trabalhadores. O objetivo era ter acesso a todas elas: de modelagem, corte, costura, diferenciado e acabamento. Conforme os relatos de campo apontaram a inserção no segmento da confecção ocorre por meio da família ou de amigos, a qualificação é tácita e a maioria dos trabalhadores atuam no setor há mais de 5 anos, como conta própria. O ideário de ser dono do próprio negócio e ter autonomia nos horários foram algumas conexões que foram discutidas no capítulo de análise dos resultados.pt_BR
dc.format.extent57p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAutoempreendedorismopt_BR
dc.subjectTrabalhador por conta própriapt_BR
dc.subjectInformalidadept_BR
dc.subjectFacções de jeanspt_BR
dc.titleAutoempreendedorismo e o trabalhador por conta própria: Um estudo nas facções de jeans no Agreste pernambucano.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3000225209051207pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4216040729121683pt_BR
dc.description.abstractxThis course conclusion work stems from concerns about informal work in the clothing segment in Agreste Pernambucano, especially regarding the ideals of self-entrepreneurship on the part of workers, even under precarious working conditions. Therefore, this study sought to characterize the organization of production and the work environment in the jeans factions, identify the socioeconomic profile of the workers surveyed and their working conditions in the clothing segment and describe the connections of workers with the ideas of self-entrepreneurship and work on my own. In this study we have three pillars of discussion that support the discussion of the results, they are: Debate on the old and new informality: some considerations and notes, the origin and transformations of clothing in the rural region of Pernambuco and the debate on self-entrepreneurship and the own account in the clothing industry. This is a qualitative study, in which we carried out field research with the jeans factions in Caruaru, employing systematic direct observation in nine production units and conducting 10 interviews with owners and workers. The objective was to have access to all of them: modeling, cutting, sewing, differentiated and finishing. As the field reports pointed out the insertion in the clothing segment occurs through family or friends, the qualification is tacit and most workers work in the sector for more than 5 years, as their own account. The idea of owning one's own business and having autonomy in working hours were some of the connections that were discussed in the chapter on analyzing the results.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Administraçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NG) - Núcleo de Gestãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Administração - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Fernanda - Depósito.pdf501,22 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons