Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4476
Título: A identidade profissional docente do ensino superior
Autor(es): de Oliveira Ximenes, Aldeniza
Palavras-chave: Identidade Pessoal;Identidade Profissional;Formação Docente;Saberes;Fazeres
Data do documento: 31-Jan-2008
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: de Oliveira Ximenes, Aldeniza; Francisco de Souza, João. A identidade profissional docente do ensino superior. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
Resumo: Este estudo está voltado para identidade profissional do docente no ensino superior. Busquei compreender como os professores que atuam na formação de futuros profissionais docentes constroem sua identidade profissional, assim como explorar a relação e a percepção que esses professores tem de seu fazer docente e se se percebem enquanto multiplicadores desse fazer. O objeto de estudo foi a identidade profissional docente, entendendo-a como permeada por atributos valorativos da identidade pessoal e social do individuo. Essa compreensão foi a partir dos estudos de Dubar, Nóvoa, Pimenta e Anastasiou, Sauza e Hall, tais autores foram usados como ferramentas principais, porém não exclusivas de análise. Tomei como encaminhamento metodológico a abordagem qualitativa. Escolhi como lugar de busca para a investigação a Universidade do Estado do Pará. O meio utilizado para coleta de informações foi histórias de vida de quatro professores atuantes em cursos de licenciatura. A pesquisa revelou que: os comportamentos, as atitudes e as representações dos professores sobre si próprios e a cerca de suas carreiras profissionais estiveram em freqüente mudança ao longo do tempo; A trajetória profissional de cada professor resultou de investimentos na esfera pessoal e profissional; O contexto social, econômico, político, ético, cultural e humano eram condicionantes de alteração nas identidades; Os professores encontravam-se motivados em busca de saberes; As historias de vida revelaram crises de identidades pessoais e profissionais e no interior dessas crises houve desenvolvimentos dos professores enquanto pessoas e profissionais docente
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4476
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Educação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo5325_1.pdf842,27 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.