Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44704
Share on
Title: | Letramento Estatístico de alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola do agreste pernambucano. |
Authors: | SILVA, Laiza Bezerra da |
Keywords: | Letramento estatístico; Gráficos; Leitura de dados; Ensino médio |
Issue Date: | 12-May-2022 |
Citation: | SILVA, Laiza Bezerra da. Letramento estatístico de alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola do agreste pernambucano. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022. |
Abstract: | O presente trabalho tem como objetivo analisar o desenvolvimento do letramento estatístico de alunos do 3º ano do ensino médio. Atualmente o uso e a disseminação de dados estatísticos têm se tornado cada vez mais frequentes na vida social. Nos deparamos com dados e informações estatísticas em praticamente todo contexto que estamos inseridos ou temos acesso, como noticiários, programas, propagandas, filmes, séries, redes de pesquisa, redes sociais, etc. Tornando imprescindível o desenvolvimento do conhecimento estatístico para interpretação e entendimento crítico do mundo que nos cerca. Trata-se de uma pesquisa de cunho estatístico que busca responder o seguinte problema: “Qual o desenvolvimento do letramento estatístico apresentado por alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola do agreste Pernambucano?” Para tal utilizamos as contribuições acerca de letramento estatístico baseadas nas ideias de Iddo Gal, bem como os níveis de compreensão de leitura gráfica apresentados por Frances R. Curcio. A pesquisa foi realizada com 35 alunos de uma turma única de terceiro ano do ensino médio de uma escola de referência do agreste pernambucano, em que foi aplicado um teste sobre interpretação de gráficos. Os resultados nos mostram que o desempenho da maioria dos alunos foi abaixo do esperado para o nível de escolaridade em que se encontram, indicando dificuldades com o nível mais básico de leitura gráfica e, consequentemente, em desenvolver o letramento estatístico. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44704 |
Appears in Collections: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC FINAL (1).pdf | 782,09 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License