Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4469
Título: A mobilização dos saberes experienciais na práticadocente no ensino superior privado
Autor(es): Nunes dos Santos, Alexandre
Palavras-chave: Saberes da experiência; Prática docente; Ensino superior privado
Data do documento: 2006
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Nunes dos Santos, Alexandre; Cristina Loureiro Alves Jurema, Ana. A mobilização dos saberes experienciais na práticadocente no ensino superior privado. 2006. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.
Resumo: O estudo tem como principal objetivo compreender como os saberes da experiência se expressam na prática docente. Tomando como cenário o ensino superior privado, pretendo conhecer a situação empírica do ensino superior particular; como o professor trabalha nesse contexto e como se articula a exigência pela titulação com a prática docente. Como procedimento metodológico, para coleta de dados, utilizo a entrevista semi-estruturada, que me fornece os relatos dos professores através de suas falas sobre as suas experiências em sala de aula. A análise do conteúdo é o método de análise para compreender como cada docente experiencia a sua realidade no seu cotidiano. Os resultados apontam para a existência de uma heterogeneidade dos alunos em termos de conhecimento e de preparação para realizar um curso superior. Os professores entrevistados referem uma experiência, em âmbito não escolar, para expressar como lidam com as situações cotidianas em sala de aula e a inversão de papéis no que se refere ao fato de os professores submeterem-se às exigências dos alunos, quanto à forma e ao conteúdo das aulas. Fica evidente o despreparo dos docentes diante das demandas em sala de aula, uma vez que os professores dominam os conteúdos das suas disciplinas, mas não mobilizam os saberes pedagógicos por não terem essa formação. Fica constatado, ainda, que a titulação dos professores entrevistados só contribui para o aumento dos seus conhecimentos específicos, não interferindo na sua prática como docente
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4469
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Educação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo5320_1.pdf424,75 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.