Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44689

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorALENCAR, Maria Fernanda dos Santos-
dc.contributor.authorSILVA, Edineide Maria da-
dc.date.accessioned2022-06-09T12:42:43Z-
dc.date.available2022-06-09T12:42:43Z-
dc.date.issued2022-05-19-
dc.date.submitted2022-06-06-
dc.identifier.citationSILVA, Edineide maria da. O método Paulo Freire e a sua importância para a alfabetização de jovens e adultos.2022. Trabalho de conclusão de curso ( Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru,2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44689-
dc.description.abstractEste artigo guiado pela questão: qual a importância do método Paulo Freire para a alfabetização de Jovens e Adultos, tem como objetivo analisar a importância do método de alfabetização de Paulo Freire para a Educação de Jovens e Adultos. A metodologia de estudo se apresenta através de uma abordagem qualitativa, sustentado por uma pesquisa bibliográfica. A análise do material nos mostrou a importância do método de alfabetização de Freire como uma proposta pedagógica que vai além do processo de escolarização, possibilitando aos educandos uma formação política que desperte a criticidade e os faça se perceberem sujeitos de direito. A pesquisa ainda aponta como resultado o método de alfabetização de Freire como algo inovador para a educação, que provoca os educadores a repensarem as suas práticas possibilitando aos mesmos adotarem estratégias diversas de ensino que permitam aos sujeitos da EJA terem, além dos conhecimentos escolares, o conhecimento de mundo.pt_BR
dc.format.extent21p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectMétodo Paulo Freirept_BR
dc.subjectPaulo Freirept_BR
dc.titleO método Paulo Freire e a sua importância para a alfabetização de jovens e adultos.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5535666132266910pt_BR
dc.description.abstractxThis article guided by the question: what is the importance of the Paulo Freire method for youth and adult literacy, aims to analyze the importance of Paulo Freire's literacy method for Youth and Adult Education. The study methodology is presented through a qualitative approach, supported by a bibliographic research. The analysis of the material showed us the importance of Freire's literacy method as a pedagogical proposal that goes beyond the schooling process, enabling students to have a political formation that awakens criticality and makes them perceive themselves as subjects of law. The research also points out as a result Freire's literacy method as something innovative for education, which provokes educators to rethink their practices, enabling them to adopt different teaching strategies that allow EJA subjects to have, in addition to school knowledge, the world knowledge.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)..pdf243,06 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons