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Título: As representações das culturas negras nos livros didáticos da coleção do PNLD/Campo Projeto Buriti multidisciplinar 2013: um olhar através dos estudos pós-coloniais.
Autor(es): SILVA, Maria Iveni de Lima
Palavras-chave: Relações étnicas; Relações raciais; Currículos; Livros didáticos; Programa Nacional do Livro Didático (Brasil)
Data do documento: 20-Jun-2016
Citação: SILVA, Maria Iveni de Lima. As representações das culturas negras nos livros didáticos da coleção do PNLD/Campo Projeto Buriti multidisciplinar 2013: um olhar através dos estudos pós-coloniais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2016.
Abstract: Este trabalho trata das representações imagéticas das Culturas Negras nos livros didáticos do PNLD Campo 2013: um olhar a partir Estudos Pós-coloniais Latino-americanos. Temos como objetivo geral: Compreender os sentidos atribuídos às representações imagéticas da Cultura Negra presentes nos livros didáticos da coleção do PNLD-Campo Projeto Buriti Multidisciplinar 2013. Os objetivos específicos são: a) Identificar e caracterizar os lugares e os papéis da Cultura Negra presentes nos livros didáticos em questão; b) Identificar e caracterizar os não-lugares e os não-papéis da Cultura Negra presentes nos livros didáticos em questão; c) Compreender a relação entre, os lugares-papéis com os não-lugares papéis na construção dos sentidos atribuídos à Cultura Negra nos livros didáticos em questão. A Abordagem Teórica utilizada são os Estudos Pós-coloniais (QUIJANO, 2000, 2005; MIGNOLO, 2005; GROSFOGUEL, 2007; WALSH, 2007, 2008). Esta abordagem nos possibilita fortalecer nossa desobediência à lógica eurocêntrica e compreensões outras sobre a história colonial e a realidade inserida sobre os sujeitos subalternizados socialmente e historicamente. Para o desenvolvimento deste trabalho fizemos uso da Pesquisa Documental. No que se refere às fontes documentais dessa pesquisa fazemos uso da coleção didática: Projeto Buriti Multidisciplinar 2013. A escolha por esta Fonte teve como critérios: a) fazer parte de uma política específica para a Educação do Campo e b) por ser trabalhada nas escolas públicas no município em que resido: o município da Lagoa dos Gatos- PE. Para o tratamento dos dados utilizamos Análise de Conteúdo via Análise Temática (BARDIN, 1977; VALA, 1999), que se efetivou em três fases: 1) pré-análise; 2) exploração do material e; 3) tratamento e inferências. Os resultados indicam que os sentidos atribuídos a Cultura Negra nos livros didáticos analisados estão presentes nos lugares e papéis e nos não-lugares e não papéis situando a Cultura Negra nos pilares da Herança Colonial, uma vez que inviabiliza, inferioriza os conhecimentos desta cultura racionalizando uma condição de validade apenas para a cultura eurocêntrica. As análises apontam que apesar das reivindicações dos movimentos sociais e das implementações das Leis nº: 10.639/03 e a 11.645/08 o currículo das imagens ainda estão disseminados nas formas da Colonialidade não dando condições para o diálogo sobre culturas e expondo uma seleção curricular que ignora a Cultura Negra como produção.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44684
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

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