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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44672

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Título: Usabilidade em ambiente virtual de aprendizagem: avaliação da plataforma INDU a partir da oferta de curso autoinstrucional em Saúde Digital
Autor(es): SOUZA, Roberta Barbosa de
Palavras-chave: Usabilidade; Ambiente Virtual de Aprendizagem; Educação à Distância; Saúde Digital; Gestor da Informação; Acesso à informação
Data do documento: 18-Mai-2022
Abstract: A educação à distância e a capacitação de muitas pessoas, inclusive profissionais, não acompanhou o acelerado avanço tecnológico que teve seus reflexos oriundos na quarta revolução industrial ou indústria 4.0. Os recursos educacionais aparecem na lista destes avanços, entretanto não basta apenas a oferta de curso com novos recursos para garantir que haja de fato na interação com a plataforma de ensino facilidade para a aprendizagem, é preciso analisar não só os recursos pedagógicos que serão disponibilizados como conteúdo, mas o nível de dificuldade que o usuário poderá encontrar até acessar as informações contidas naquele ambiente. Dessa forma, a presente pesquisa teve como objetivo geral analisar a usabilidade do curso autoinstrucional em Saúde Digital ofertado, via plataforma de teleducação INDU, para profissionais de saúde por meio de uma abordagem quali-quantitativa e descritiva, que faz uso do método do estudo de caso. São utilizados como métodos não-empírico a avaliação de usabilidade e como método empírico o teste de usabilidade para coleta de dados com usuários pertencentes ao público alvo do estudo. Como resultados, a partir da análise dos dados coletados, foi possível perceber que a plataforma de ensino possui uma boa usabilidade, contudo, existem alguns pontos onde o AVA precisa ser melhorado, principalmente com relação a algumas heurísticas como: controle e liberdade do usuário e flexibilidade e eficiência do uso, ambos os critérios se não contemplados podem afetar consideravelmente a interação e, por conseguinte a recuperação da informação. Ademais, a utilização de mais de um método de avaliação mostrou-se positivo no sentido de complementaridade. Conclui-se que é papel do gestor da informação alertar sobre problemas e contribuir para eliminar ou amenizar barreiras ou obstáculos que podem dificultar o acesso à informação e, consequentemente, ao conhecimento.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44672
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