Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4467
Título: Abertura comercial, crescimento econômico e tamanho dos estados : evidências para o Brasil
Autor(es): CASTELO BRANCO, Victor Carvalho
Palavras-chave: Crescimento; Tamanho dos Estados; Abertura Econômica
Data do documento: 2006
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Carvalho Castelo Branco, Victor; Vanderlei de Vasconcelos Cavalcanti, Tiago. Abertura comercial, crescimento econômico e tamanho dos estados : evidências para o Brasil. 2006. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Economia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.
Resumo: Este trabalho busca investigar a relação entre tamanho, em termos de PIB e população, abertura e crescimento econômico no Brasil. A amostra foi constituída dos estados brasileiros para o período 1989-2000. A estratégia de estimação seguiu a utilizado por Alesina et al (2000 e 2004). Neste sentido, comparamos os resultados empíricos através da metodologia MQP, SUR e 3SLS para diferentes medidas de tamanho. Os resultados encontrados são consistentes com a literatura relevante sobre o tema. Especificamente, abertura e tamanho são determinantes na explicação do padrão de crescimento dos estados brasileiros. Além disso, quanto maior o tamanho do estado, menor é o benefício da abertura econômica sobre crescimento de longo prazo
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4467
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Economia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo6080_1.pdf804,61 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.