Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44635
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | VAILATI, Alex Giuliano | - |
dc.contributor.author | ARCOVERDE, Igor Holanda Vaz | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-01T16:22:11Z | - |
dc.date.available | 2022-06-01T16:22:11Z | - |
dc.date.issued | 2021-02-23 | - |
dc.identifier.citation | ARCOVERDE, Igor Holanda Vaz. Algo no caminho: narrativas sobre individualismo, sofrimento e adoecimento mental entre jovens graduandas da Universidade Federal de Pernambuco. 2021. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44635 | - |
dc.description.abstract | Essa pesquisa etnográfica trata sobre como estudantes do curso de Ciências Sociais desenvolvem um quadro de adoecimento psíquico, convencionados pela prática psiquiátrica como transtornos mentais, observando majoritariamente casos de depressão e ansiedade. Por meio de uma abordagem crítica, analiso o modelo biomédico no tratamento dos transtornos mentais e como a interseccionalidade tem papel fundamental no desenvolvimento dessas condições biopsicosocioculturais de saúde. Por meio das narrativas biográficas registradas no formato de entrevistas, abordo os temas do abandono familiar, transição da juventude para a vida adulta, a branquitude no sofrimento psíquico, e desenvolve as categorias de desejo e culpa como fundamentais para compreender a agência que essas estudantes desenvolvem na universidade. Concluo que transtornos como depressão ou ansiedade não apenas surgem na graduação, mas decorrem de um longo processo de complicações familiares e de auto- percepção, sendo a universidade um espaço de abertura e experiência que favorecem uma visão alternativa do mundo apresentado pela família e pelo colégio, expondo problemas biográficos tratados pelas estudantes sob a idéia de doença mental. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Antropologia | pt_BR |
dc.subject | Medicina primitiva - Saúde e raças | pt_BR |
dc.subject | Mulheres - Saúde e higiene - Mulheres - Psicologia | pt_BR |
dc.subject | Controle (Psicologia) - Grupos sociais | pt_BR |
dc.subject | Personalismo | pt_BR |
dc.subject | Universidades e faculdades | pt_BR |
dc.subject | Interações e marcadores sociais | pt_BR |
dc.title | Algo no caminho : narrativas sobre individualismo, sofrimento e adoecimento mental entre jovens graduandas da Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1194320819389833 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9872149262067276 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Antropologia | pt_BR |
dc.description.abstractx | This dissertation is the result of an ethnographic research on how Social Sciences undergraduate students develop a case of psychic illness, conventionalized by psychiatric practices as mental disorders, such as depression and anxiety. Through a critical approach, I analyze the biomedical model adopted in the treatment of mental disorders and how intersectionality plays a fundamental role in the development of these biopsychosociocultural health conditions. Through the normalized biographical narratives in the format of choice, I approach the themes of family abandonment, transition from youth to adulthood, the whiteness in the psychological suffering, and develop the categories of desire and guilt as fundamental to understanding the agency these students develop at the university. I conclude that disorders such as depression or anxiety not only arise during graduation, but result from a long process of family complications and self-perception, the university being a space of openness and experience that favor an alternative view of the world then the one presented by the family and the school, exposing biographical problems treated by the students under the idea of mental illness. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Antropologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Igor Holanda Vaz Arcoverde.pdf | 9,27 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons