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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44635

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVAILATI, Alex Giuliano-
dc.contributor.authorARCOVERDE, Igor Holanda Vaz-
dc.date.accessioned2022-06-01T16:22:11Z-
dc.date.available2022-06-01T16:22:11Z-
dc.date.issued2021-02-23-
dc.identifier.citationARCOVERDE, Igor Holanda Vaz. Algo no caminho: narrativas sobre individualismo, sofrimento e adoecimento mental entre jovens graduandas da Universidade Federal de Pernambuco. 2021. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44635-
dc.description.abstractEssa pesquisa etnográfica trata sobre como estudantes do curso de Ciências Sociais desenvolvem um quadro de adoecimento psíquico, convencionados pela prática psiquiátrica como transtornos mentais, observando majoritariamente casos de depressão e ansiedade. Por meio de uma abordagem crítica, analiso o modelo biomédico no tratamento dos transtornos mentais e como a interseccionalidade tem papel fundamental no desenvolvimento dessas condições biopsicosocioculturais de saúde. Por meio das narrativas biográficas registradas no formato de entrevistas, abordo os temas do abandono familiar, transição da juventude para a vida adulta, a branquitude no sofrimento psíquico, e desenvolve as categorias de desejo e culpa como fundamentais para compreender a agência que essas estudantes desenvolvem na universidade. Concluo que transtornos como depressão ou ansiedade não apenas surgem na graduação, mas decorrem de um longo processo de complicações familiares e de auto- percepção, sendo a universidade um espaço de abertura e experiência que favorecem uma visão alternativa do mundo apresentado pela família e pelo colégio, expondo problemas biográficos tratados pelas estudantes sob a idéia de doença mental.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAntropologiapt_BR
dc.subjectMedicina primitiva - Saúde e raçaspt_BR
dc.subjectMulheres - Saúde e higiene - Mulheres - Psicologiapt_BR
dc.subjectControle (Psicologia) - Grupos sociaispt_BR
dc.subjectPersonalismopt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdadespt_BR
dc.subjectInterações e marcadores sociaispt_BR
dc.titleAlgo no caminho : narrativas sobre individualismo, sofrimento e adoecimento mental entre jovens graduandas da Universidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1194320819389833pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9872149262067276pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Antropologiapt_BR
dc.description.abstractxThis dissertation is the result of an ethnographic research on how Social Sciences undergraduate students develop a case of psychic illness, conventionalized by psychiatric practices as mental disorders, such as depression and anxiety. Through a critical approach, I analyze the biomedical model adopted in the treatment of mental disorders and how intersectionality plays a fundamental role in the development of these biopsychosociocultural health conditions. Through the normalized biographical narratives in the format of choice, I approach the themes of family abandonment, transition from youth to adulthood, the whiteness in the psychological suffering, and develop the categories of desire and guilt as fundamental to understanding the agency these students develop at the university. I conclude that disorders such as depression or anxiety not only arise during graduation, but result from a long process of family complications and self-perception, the university being a space of openness and experience that favor an alternative view of the world then the one presented by the family and the school, exposing biographical problems treated by the students under the idea of mental illness.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Antropologia

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