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Título : Contribuições da pesquisa para com a prática docente do licenciando-professor que atua na educação do campo.
Autor : SILVA, Mônica Batista da
Palabras clave : Pesquisa; Professores - Formação; Prática de ensino; Educação do campo
Fecha de publicación : 11-dic-2018
Citación : SILVA, Mônica Batista da. Contribuições da pesquisa para com a prática docente do licenciando-professor que atua na educação do campo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.
Resumen : A pesquisa teve como objeto de estudo, as contribuições das práticas de pesquisa na formação e prática docente. Neste sentido, a questão que norteou a pesquisa foi: Quais as contribuições da pesquisa para com a prática docente do licenciando-professor que atua na Educação do Campo? Tivemos como objetivo geral, analisar as contribuições das práticas de pesquisa para com a prática docente do licenciando-professor, que atua na Educação do Campo. E como objetivos específicos: 1) identificar qual a compreensão de pesquisa para o licenciando-professor que atua na Educação do Campo; 2) apontar as percepções que o licenciando-professor que atua na Educação do Campo tem a respeito das práticas de pesquisa na sua formação; e 3) identificar que relações este licenciando-professor faz da pesquisa enquanto alimentadora de sua prática docente na Educação do Campo. A fundamentação teórica consiste em: Gatti (2007), Abreu e Almeida (2008), Lankshear e Knobel (2008) e Severino (2007) para tratar os tipos de pesquisa em educação; Pesce e André (2012), Franco (2012) e Veiga (2008) para tratar da pesquisa na formação inicial; e Caldart (2002, 2009, 2012), Arroyo (2004, 2012), Franco (2008), e Freire (2013) para fundamentar a prática docente na Educação do Campo. Quanto à metodologia a pesquisa traz uma abordagem qualitativa, desenvolvida no ano de 2018, utilizando como instrumento de produção dos dados o questionário. Os participantes da pesquisa foram 5 licenciandos-professores que atuam na Educação do Campo. As categorias de análise que emergiram dos dados foram “A compreensão de pesquisa para os licenciandos-professores que atuam na Educação do Campo: a pesquisa acadêmica e a pesquisa pedagógica na construção de conhecimento”; “A formação profissional do professor pesquisador materializada a partir do Componente Curricular Pesquisa e Prática Pedagógica: contribuições das práticas de pesquisa na formação”; e “Relações entre pesquisa e prática docente: indissociabilidade entre ensino e pesquisa na construção de uma Educação do Campo pautada na diversidade e emancipação dos sujeitos”. Os dados revelaram que os participantes compreendem pesquisa principalmente como uma investigação planejada e minuciosa de construção de conhecimento para a própria prática e também para além dela. A pesquisa na formação dos participantes materializa-se principalmente a partir do componente curricular Pesquisa e Prática Pedagógica, favorecendo a articulação do conhecimento prático e teórico para com o desenvolvimento de um professor pesquisador. Nesse sentido, o ensino e a pesquisa são para os participantes elementos que se articulam. Destacaram que é por meio de pesquisa que compreendem as especificidades da Educação do Campo, de modo a conseguir desenvolver uma prática docente pautada na valorização do contexto campesino, atuando de forma a valorizar os sujeitos e a diversidade existente neste Campo, bem como uma prática docente voltada para emancipação dos sujeitos. Consideramos assim, que uma prática docente que seja articulada pela pesquisa, dispõe de possibilidades para com o desenvolvimento de um fazer contextualizado e significativo na Educação do Campo.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44620
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

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