Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44619

Compartilhe esta página

Título: Quadro conceitual e analítico como subsidio ao mapeamento de risco decorrente de inundação
Autor(es): BATISTA, Larissa Ferreira David Romão
Palavras-chave: Engenharia civil; Modelagem hidrodinâmica 2D; Vulnerabilidade; Curvas de dano; Influência de reservatório
Data do documento: 27-Ago-2021
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: BATISTA, Larissa Ferreira David Romão. Quadro conceitual e analítico como subsidio ao mapeamento de risco decorrente de inundação. 2021. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: Risco é a probabilidade do desastre, que no contexto desta pesquisa estará relacionado a inundações, sendo também consequência da combinação de três fatores principais: perigo, exposição e vulnerabilidade. Entender o risco é o primeiro passo para diminuir seus impactos negativos. O Sendai Framework for Disaster Risk Reduction (2015 – 2030) destaca a necessidade de monitoramento, avaliação, compreensão e comunicação do risco, suas causas e consequências para a gestão no enfrentamento dos desafios de hoje e de amanhã. A estrutura montada nesta pesquisa navega pelas etapas de uma análise de risco quantitativa, embasada principalmente em dados secundários, comunicando os resultados de modo gráfico e buscando diminuir a alta exigência por recursos financeiros e humanos. Propõe-se um banco de dados facilmente padronizado em ambiente SIG, a análise de influência de uma estrutura de controle de cheias (barragem de Serro Azul) na estimativa de danos residenciais, e a construção de curvas de risco em escala local com uma metodologia facilmente replicável para outros municípios da região. Foi realizada modelagem hidrológica (HEC-HMS) e hidrodinâmica 2D (HEC-RAS) para eventos de projeto. No que concerne à influência da barragem, os danos estimados referentes à estrutura das edificações residenciais atingiram redução máxima de 94%, enquanto danos a bens pessoais chegaram a um pico de 87%, ambos para eventos de inundação de maior frequência. Os benefícios anuais proporcionados pela barragem de Serro Azul, através da metodologia desta pesquisa, são estimados em 3,5 milhões de reais ao ano apenas para o setor residencial. Os mapas apresentados traduzem graficamente os valores obtidos com os indicadores sendo reclassificados em categorias facilmente reconhecíveis e comparáveis.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44619
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Larissa Ferreira David Romão Batista.pdf4,5 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons