Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44604

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPADILHA, Maria Auxiliadora Soares-
dc.contributor.authorDUTRA, Priscilla da Silva-
dc.date.accessioned2022-05-27T17:27:51Z-
dc.date.available2022-05-27T17:27:51Z-
dc.date.issued2021-06-15-
dc.identifier.citationDUTRA, Priscilla da Silva. Engajamento docente nos anos finais do ensino fundamental no uso da robótica educacional em escolas públicas municipais do Recife. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44604-
dc.description.abstractEssa pesquisa teve como objetivo investigar o engajamento docente no Programa Robótica na Escola pelos professores de anos finais do ensino fundamental da Prefeitura do Recife. Para o desenvolvimento do estudo realizamos um mapeamento dos projetos de Robótica Educacional desenvolvidos pelos docentes. A pesquisa foi de natureza qualitativa e do tipo exploratória. Como aporte teórico tomamos como base a Escala de Professores Engajados (ETS) criada por Klassen, Yerdelen, Durksen (2013), que apresenta quatro dimensões relacionadas ao engajamento docente: emocional, cognitiva, social com estudantes e social com colegas. Além disso, nos debruçamos sobre os estudos de Nascimento e Padilha (2019), Lasmar (2018), Veiga (2013) e na revisão sistemática realizada para ampliar conceitos e categorias relacionados ao engajamento docente. Para coleta dos dados, aplicamos dois questionários em formato de formulário online. Para análise utilizamos a técnica da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Como resultados, identificamos a participação docente em três linhas de robótica educacional: Linha 1 – Robótica com Ferramentas; Linha 2 – Robótica de Encaixe; e Linha 3 – Robótica Avançada. Os docentes demonstraram maior interesse no trabalho com a robótica de encaixe (73,3%), seguido de 53,3% com a robótica com ferramentas e 6,7% com a robótica avançada. Os dados ainda evidenciaram cinco categorias relacionadas ao engajamento docente no trabalho com a robótica educacional: incentivo cognitivo ao estudante, envolvimento emocional, envolvimento cognitivo, comunicação direta com colegas de trabalho e incentivo ao protagonismo estudantil. Nesse sentindo, concluímos que as atividades foram distribuídas em sala de aula, clubes de Robótica, na disciplina eletiva (disponibilizada em escolas de tempo integral) e em Laboratórios de Ciências e Tecnologia. E para analisar a percepção de Robótica Educacional (RE) dos docentes que desenvolveram e participaram de projetos e/ou atividades com a RE na Rede Municipal de Ensino do Recife, definimos cinco categorias: Geração de Conhecimento, Melhoria da Aprendizagem, Fomento à Cultura Científica, Infraestrutura e Participação Seletiva.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRobótica educacionalpt_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectUFPE - Pós-graduaçãopt_BR
dc.titleEngajamento docente nos anos finais do ensino fundamental no uso da robótica educacional em escolas públicas municipais do Recifept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSANTANA, Flavia Barbosa Ferreira de-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7040750373572471pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1120580802653357pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologicapt_BR
dc.description.abstractxThis research aimed to investigate the teaching engagement in the Robotics Program at School by teachers of the final years of elementary school in the City Hall of Recife. For the development of the study, we carried out a mapping of the Educational Robotics projects developed by the teachers. The research was qualitative and exploratory in nature. As a theoretical contribution, we took as a basis the Engaged Teachers Scale (ETS) created by Klassen, Yerdelen, Durksen (2013), which presents four dimensions related to teacher engagement: emotional, cognitive, social with students and social with colleagues. In addition, we focus on the studies of Nascimento and Padilha (2019), Lasmar (2018), Veiga (2013) and on the systematic review carried out to expand concepts and categories related to teacher engagement. For data collection, we applied two questionnaires in an online form. For analysis we used the technique of Content Analysis (BARDIN, 2011). As a result, we identified teacher participation in three lines of educational robotics: Line 1 – Robotics with Tools; Line 2 – Fitting Robotics; and Line 3 – Advanced Robotics. Teachers showed greater interest in working with plug-in robotics (73.3%), followed by 53.3% with robotics with tools and 6.7% with advanced robotics. The data also showed five categories related to teacher engagement in work with educational robotics: student cognitive encouragement, emotional involvement, cognitive involvement, direct communication with co-workers and encouraging student protagonism. In this sense, we concluded that the activities were distributed in the classroom, Robotics clubs, in the elective subject (available in full-time schools) and in Science and Technology Laboratories. And to analyze the perception of Educational Robotics (ER) of teachers who developed and participated in projects and/or activities with RE in the Municipal Education Network of Recife, we defined five categories: Knowledge Generation, Learning Improvement, Promotion of Scientific Culture , Infrastructure and Selective Participation.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/5512220747115910pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Priscilla da Silva Dutra.pdf3,58 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons