Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4460
Title: Formação geral no SESI-PE e qualificação profissional no SENAI-PE: o projeto EMEP (Ensino Médio e Educação Profissional)
Authors: Marcos Alves de Oliveira, Antonio
Keywords: Ensino médio; Educação profissional; Politecnia; Pedagogia das competências; Projeto EMEP
Issue Date: 2006
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Marcos Alves de Oliveira, Antonio; de Oliveira, Ramon. Formação geral no SESI-PE e qualificação profissional no SENAI-PE: o projeto EMEP (Ensino Médio e Educação Profissional). 2006. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.
Abstract: Este estudo analisa a articulação do ensino médio com a educação profissional no Projeto EMEP (Ensino Médio e Educação Profissional) do SESI-PE (Serviço Social da Indústria - Pernambuco) e do SENAI-PE (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - Pernambuco), na ótica dos seus gestores, técnicas e docentes. A pesquisa teve como campo empírico um CAT (Centro de Atividades) do SESI-PE e um CFP (Centro de Formação Profissional) do SENAI-PE que implementam essas modalidades de ensino. Utilizamos como procedimento metodológico entrevista semi-estruturada, composta de uma amostra de treze sujeitos, e fizemos análise interpretativa das falas mais pertinentes. Adotamos também o estudo documental de natureza histórica e social, realizado a partir dos seguintes documentos: LDB (Lei de Diretrizes e Bases); decretos; pareceres; documentos norteadores do projeto emepeano e sua proposta pedagógica. Buscamos confrontar esses dois últimos documentos com a realidade vivida nas escolas através da ótica dos nossos entrevistados, chegando à conclusão de que: 1. não houve articulação entre o ensino médio e a educação profissional, nem uma relação dialógica entre os docentes do SESI e do SENAI; 2. houve concordância dos docentes com o ensino por competências, embora perceba-se expressões de resistência à sua implantação; 3. esse Projeto forma os educandos de acordo com as demandas do empresariado industrial, ou seja, desperta as competências requeridas pelo mercado de trabalho
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4460
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo5311_1.pdf2.03 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.