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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44597

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Título : A relação educativa na perspectiva dialógica de Martin Buber e Paulo Freire.
Autor : SILVA, Maria Janaina Mendes da
Palabras clave : Diálogo - Filosofia; Educação - Filosofia; Buber, Martin, 1878-1965; Freire, Paulo, 1921-1997
Fecha de publicación : 18-jul-2018
Citación : SILVA, Maria Janaina Mendes da. A relação educativa na perspectiva dialógica de Martin Buber e Paulo Freire. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Pedagogia - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.
Resumen : A relação educativa que envolve a constituição de um vínculo significativo entre os envolvidos pressupõe uma perspectiva dialógica que possa possibilitar a abertura para o novo e o lidar com a diferença. Considerando a complexidade dessa vivência, especialmente no atual contexto, indagamos: Como o diálogo na relação educativa pode contribuir para a formação humana? Para responder a essa questão, o trabalho assume como objetivo compreender o sentido do diálogo na relação educativa a partir das visões de Martin Buber e Paulo Freire. Tal ação assumiu alguns desdobramentos que se configuram nos seguintes objetivos específicos: descrever a concepção de diálogo na filosofia do interhumano de Martin Buber e sua relação com a visão educativa; apontar o sentido do diálogo na concepção de educação libertadora de Paulo Freire; refletir sobre a relação entre essas visões do humano e suas contribuições para a relação educativa no atual contexto. Nessa linha, o estudo se propõe a apresentar a filosofia do diálogo de Buber e a pedagogia de Freire, reconhecendo entre essas visões e as significativas contribuições delas para a formação humana na contemporaneidade. Dessa forma, o trabalho está estruturado em três partes: A primeira, discute a Filosofia do diálogo de Martin Buber e abarca os caminhos que estruturam essa filosofia educativa, apresentando os principais elementos que compõem seu pensamento. A segunda, discute a concepção de diálogo de Paulo Freire, discorrendo sobre o significado de uma educação libertadora, seus aspectos centrais e refletindo como a filosofia do diálogo encontra-se ligada à educação. A terceira parte discute as contribuições da filosofia dialógica, considerando as visões dos dois pensadores, para refletirmos sobre questões pertinentes ao atual contexto, apontamos como elementos conclusivos que a filosofia do diálogo se apresenta como proposta relevante para a educação, mostrando-se capaz de contribuir significativamente para uma educação da partilha, da solidariedade e do respeito às diferenças.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44597
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

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