Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44565

Compartilhe esta página

Título: A eficácia dos implantes dentários em pacientes com de Síndrome de Sjögren : uma revisão guarda chuva
Autor(es): AGUIAR, Ana Waleska Pessôa Barros de
Palavras-chave: Síndrome de Sjögren; Implantação Dentária; Osseointegração
Data do documento: 8-Fev-2022
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: AGUIAR, Ana Waleska Pessôa Barros de. A eficácia dos implantes dentários em pacientes com de Síndrome de Sjögren : uma revisão guarda chuva. 2022. Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: A Síndrome de Sjögren é uma desordem autoimmune com capacidade de causar inflamação e destruição das glândulas salivares e lacrimais, levando a diminuição destes fluidos. As implicações orais que surgem devido a diminuição de fluxo salivar em pacientes com Síndrome de Sjögren, apresentam um impacto significativo em sua saúde bucal e consequentemente na qualidade de vida. Existindo assim, a preocupação de que a xerostomia secundária à síndrome de Sjögren pode aumentar o risco de falha dos implantes dentários. O objetivo do presente estudo foi determinar o nível de qualidade metodológica das revisões sistemáticas que avaliaram a eficácia dos implantes dentários em pacientes com diagnóstico de síndrome de Sjögren. Foram avaliadas as bases de dados Pubmed/Medline, LILACS, Science Direct e Dare Cochrane. Nas quais, 833 artigos foram inicialmente identificados, mas após o uso de critérios de inclusão e exclusão apropriados, 4 artigos foram identificados para uma análise detalhada. Uma amostra eventual do estudo compreendeu 722 implantes colocados em 189 pacientes com uma taxa de sucesso de 95,22%, o tempo mínimo de seguimento foi de 45,2 +/- 23,8 meses e o máximo de 125,5 meses. Os estudos foram avaliados quanto à qualidade metodológica pela ferramenta AMSTAR 2, em que 3 apresentavam qualidade criticamente baixa e um tinha qualidade baixa. A reabilitação oral com implantes dentários em pacientes com Síndrome de Sjögren parece ter uma alta taxa de sucesso, porém a baixa qualidade dos estudos relevantes destaca a necessidade de estudos primários e secundários com melhor desenho metodológico a fim de reduzir o viés e fornecer garantias para esta opção de tratamento.
Descrição: AGUIAR, Ana Waleska Pessôa Barros de, também é conhecida em citações bibliográficas por: BARROS, Ana Waleska Pessoa.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44565
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Ana Waleska Pessôa Barros de Aguiar.pdf1,62 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons