Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44556
Compartilhe esta página
Título: | Discalculia na sala de aula: um estudo de caso com estudantes de uma Unidade de Internação da Fundação de Atendimento Socioeducativo de Pernambuco (FUNASE) |
Autor(es): | ASSIS, Wyllyamis José de |
Palavras-chave: | Educação Matemática; Discalculia; Inclusão; Socioeducação |
Data do documento: | 6-Mai-2022 |
Citação: | ASSIS, Wyllyamis José de. Discalculia na sala de aula: um estudo de caso com estudantes de uma Unidade de Internação da Fundação de Atendimento Socioeducativo de Pernambuco (FUNASE). 2022. Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Matemática – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022. |
Abstract: | Buscando compreender as dificuldades dos estudantes em aulas de Matemática, temos como problema de pesquisa quais os possíveis casos de Discalculia em um grupo de estudantes de uma Unidade de Internação da Fundação de Atendimento Socioeducativo de Pernambuco (FUNASE)? Quais as principais dificuldades dos estudantes da Unidade pesquisada? Dificuldades na aprendizagem Matemática tem sido algo frequente, barreiras são criadas a cada novo assunto explanado, as metodologias utilizadas pelos professores nem sempre consegue tornar os conhecimentos acessíveis. Percebemos que por vezes, o problema não é da disciplina Matemática em si, mas outros fatores são cruciais para que ela seja vista como uma vilã. O Objetivo central da pesquisa foi analisar possíveis casos de Discalculia em um grupo de estudantes de uma Unidade de Internação da Fundação de Atendimento Socioeducativo de Pernambuco (FUNASE) e como objetivos específicos: A identificação destes casos; Identificação das subcategorias; e a relação entre estes subtipos. Os participantes da pesquisa foram jovens e adolescentes que tiveram conflito com a Lei e que se encontram cumprindo Medida Socioeducativa de Internação. A pesquisa teve caráter qualitativa e quantitativa (quali-quanti). Para que a pesquisa acorresse, alguns passos foram seguidos, dentre eles, explicar aos alunos como iria se dar a pesquisa, aplicar um teste diagnóstico e relacionar, via planilha do Excel, as subcategorias de Discalculia com o que foi coletado. Concluímos que existe uma frequência alta de casos de Discalculia na FUNASE, além de uma dificuldade na língua materna que corrobora para uma dificuldade na aprendizagem matemática. Para amenizar este fato, sugestionamos o uso de jogos com a finalidade de inclusão destes jovens e adolescentes. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44556 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
WYLLYAMIS JOSÉ DE ASSIS - TCC.pdf | 505,13 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons