Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44510

Comparte esta pagina

Título : Estimativa da emissão de gases do efeito estufa do sistema de abastecimento de água de Caruaru.
Autor : SILVA, Lucas Caitano da
Palabras clave : Tecnologia ambiental; Abastecimento de água; Meio ambiente; Gases do efeito estufa; Energia elétrica - Poluentes
Fecha de publicación : 18-dic-2018
Citación : SILVA, Lucas Caitano da. Estimativa da emissão de gases do efeito estufa do sistema de abastecimento de água de Caruaru. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Civil) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.
Resumen : As mudanças climáticas estão causando alterações na quantidade e qualidade das fontes de água para abastecimento na maioria das regiões subtropicais secas do mundo. O consumo de energia elétrica exacerbado aumenta a demanda por recursos naturais e obriga os países a modificarem as suas matrizes energéticas, impulsionando a redução da produção por meio de fontes de combustíveis fósseis, responsáveis por grande parte das emissões de CO2 na atmosfera. O setor de saneamento é um dos principais consumidores de energia elétrica e há uma lacuna em analisar os impactos provocados pelo elevado consumo através de programas que quantifiquem e busquem soluções para reduzir a degradação ambiental associada. Agir na eficiência dos sistemas de distribuição de água brasileiros, pois representa uma oportunidade significativa de redução dos custos de operação e manutenção, do consumo de energia elétrica bem como da emissão de gases de efeito estufa – GEE das empresas de saneamento. O presente trabalho tem como objetivo aplicar a ferramenta de gestão ambiental, Avaliação do Ciclo de Vida – ACV, seguindo as normas da ABNT NBR ISO 14040:2009 e NBR ISO 14044:2009, para quantificar os encargos energéticos e as emissões de GEE do sistema de abastecimento de água da cidade de Caruaru-PE. Após análise, pôde-se concluir que a etapa de maior impacto foi a captação e adução da Adutora do Prata e que o consumo de energia elétrica de 0,677 kWh para cada metro cúbico de água produzido e distribuído foi responsável por mais de 88% das emissões de GEE do sistema.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44510
Aparece en las colecciones: TCC- Engenharia Civil - Bacharelado

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SILVA, Lucas Caitano da.pdf706,75 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons