Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44505

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSAMPAIO, Gustavo Ramos-
dc.contributor.authorREIS, Marcelo Roger dos Santos-
dc.date.accessioned2022-05-18T18:07:20Z-
dc.date.available2022-05-18T18:07:20Z-
dc.date.issued2021-03-30-
dc.identifier.citationREIS, Marcelo Roger dos Santos. Ensaios sobre políticas públicas: uma análise dos setores da educação e do transporte brasileiro. 2021. Tese (Doutorado em Economia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44505-
dc.description.abstractEste trabalho está estruturado em dois capítulos, sendo correspondentes à dois artigos que analisam duas políticas públicas distintas. No primeiro capítulo aproveitando de descontinuidades no valor da remuneração dos diretores das escolas estaduais mineiras, criadas pela Lei N° 19.837 de 2 de dezembro de 2011, aplicou-se o modelo de avaliação de impacto conhecido como Regression Discontinuity Design (RDD) com múltiplos cutoffs. Dessa forma, avaliou-se o impacto de um diretor com uma melhor remuneração sobre o desempenho dos estudantes dos 5° e 9° anos do ensino fundamental e dos alunos dos 3° anos do ensino médio do estado de Minas Gerais, nos exames do PROEB. A análise mostrou que diretores com melhores remunerações melhoram o desempenho dos estudantes dos 3o anos do ensino médio das escolas públicas do estado. O aumento do desempenho dos alunos variou entre 1,12% a 2,82%, para a avaliação de matemática, e entre 0,76% a 1,72% para a avaliação de língua portuguesa. Já o segundo capítulo analisa o mercado de combustíveis brasileiro, especificamente o da gasolina e etanol hidratado. Dessa forma, constatou-se que há uma assimetria de informação presente no mercado e uma distorção causada por ela na decisão de consumo dos consumidores, dificultando sua decisão de consumo. Assim, desenvolveu-se um modelo teórico de arbitragem que destacou o processo de escolha do combustível perante os consumidores e o papel da informação para sua decisão de consumo. A validade do modelo de arbitragem foi comprovada através do modelo de Difference-in-Differences com pareamento feito com o Propensity Score Matching em nível municipal entre os anos de 2009 a 2015. A análise mostrou que a assimetria informacional prejudicou o processo de escolha do consumidor, e após a aplicação de um mecanismo de correção informacional o consumo de etanol hidratado aumentou, variando entre 23,73% e 63,25%, melhorando a maximização do consumidor.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDiretorespt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectSaláriospt_BR
dc.titleEnsaios sobre políticas públicas : uma análise dos setores da educação e do transporte brasileiropt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coCRUZ, Giuseppe Trevisan-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7231330580759270pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6812437795723446pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Economiapt_BR
dc.description.abstractxThis work is structured in two chapters, corresponding to two articles that analyze two different public policies. In the first chapter, taking advantage of discontinuities in the remuneration of directors of state schools in Minas Gerais, created by Law N° 19,837 of December 2, 2011, the impact assessment model known as Regression Discontinuity Design (RDD) with multiple cutoffs. In this way, the impact of a director with better remuneration on the performance of students in the 5th and 9th years of elementary school and of students in the 3rd years of high school in the state of Minas Gerais in the PROEB exams was evaluated. The analysis showed that principals with better salaries improve the performance of students in the 3rd year of high school in public schools in the state. The increase in student performance ranged from 1.12% to 2.82% for the mathematics assessment, and between 0.76% to 1.72% for the Portuguese language assessment. The second chapter analyzes the Brazilian fuel market, specifically gasoline and hydrated ethanol. In this way, it was found that there is an asymmetry of information present in the market and a distortion caused by it in the consumption decision of consumers, making their consumption decision difficult. Thus, a theoretical model of arbitration was developed that highlighted the process of choosing fuel before consumers and the role of information for their consumption decision. The validity of the arbitration model was proven through the Difference-in-Differences model with matching made with the Propensity Score Matching at the municipal level between the years 2009 to 2015. The analysis showed that information asymmetry harmed the consumer choice process, and after the application of an informational correction mechanism, the consumption of hydrated ethanol increased, varying between 23.73% and 63.25%, improving consumer maximization.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/1373825764108959pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Economia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Marcelo Roger dos Santos Reis.pdf1,4 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons