Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4443
Título: Turismo : uma alternativa de desenvolvimento sustentável para o Estado de Alagoas
Autor(es): Santa Cruz, Iratan Carvalho
Palavras-chave: Meio Ambiente;Turismo;Desenvolvimento Sustentável
Data do documento: 2007
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Carvalho Santa Cruz, Iratan; Barrantes Hidalgo, Álvaro. Turismo : uma alternativa de desenvolvimento sustentável para o Estado de Alagoas. 2007. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Economia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.
Resumo: Abordando a temática Turismo uma alternativa de desenvolvimento sustentável para o estado de Alagoas , tratou o presente estudo de encontrar a realidade alagoana da atividade turística, articulada com o meio ambiente e a sustentabilidade. Justificou-se, pela importância alagoana nos contextos históricos, geográficos, econômicos, artísticos, culturais e, conseqüentemente, turística visando à promoção de uma discussão acerca da importância da atividade turística como importante produto de exportação com a finalidade de analisar o desempenho e a potencialidade desta atividade econômica. Objetivou analisar a posição atual e a realidade do estado alagoano na participação do turismo do Nordeste e do Brasil, identificando a alternativa da atividade econômica do turismo para o desenvolvimento do Estado, observando-se a situação socioeconômica, o comportamento do mercado, os impactos provocados e a articulação da atividade com o meio ambiente e a sustentabilidade. Metodologicamente foi desenvolvido em duas etapas, sendo a primeira de natureza descritiva e documental, baseada nas fontes disponíveis em livros, revistas, publicações, sites da Internet e levantamentos realizados por entidades oficiais do setor turístico local. Na segunda etapa dos estudos foi desenvolvida no período compreendido entre 20 de novembro e 20 de dezembro de 2006, a pesquisa de campo que possibilitou um estudo de caso por meio de formulário identificado no questionário do Anexo I, envolvendo 200 turistas que emitiram suas impressões acerca da atividade turística de Maceió. No primeiro capítulo abordou-se as questões do turismo global, envolvendo uma abordagem histórica e uma fundamentação conceitual acerca da atividade, o mercado e o desenvolvimento do turismo, bem como sua relação com o meio ambiente e a sustentabilidade. No segundo capítulo preocupou-se em efetuar uma abordagem analítica acerca do turismo no Brasil, em Alagoas e, também, em Maceió. No terceiro capítulo tratou-se acerca da realidade turística de Alagoas, apresentando dados levantados na pesquisa de campo, comparando-os com os dados disponibilizados pelos organismos oficiais do setor, no sentido de emitir um diagnóstico e, posteriormente, um prognóstico acerca da atividade turística alagoana. Por resultado encontrou-se uma realidade promissora, porém, carente da existência de um pólo de lazer que possa melhor ofertar os recursos disponíveis e necessitando de um planejamento que possibilite a exploração sustentável da atividade
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4443
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Economia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo6063_1.pdf1,01 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.