Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44422

Share on

Title: Avaliação da aplicação de normas de segurança do trabalho na indústria de beneficiamento de jeans, estudo de caso: empresa de confecções localizada em Toritama.
Authors: SILVA, Pedro Marcos de Souza
Keywords: Engenharia; Segurança do trabalho; Avaliação de riscos ambientais; Qualidade de vida no trabalho
Issue Date: 13-Feb-2019
Citation: SILVA, Pedro Marcos de Souza. Avaliação da aplicação de normas de segurança do trabalho na indústria de beneficiamento de jeans, estudo de caso: empresa de confecções localizada em Toritama. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Civil) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Abstract: A segurança do trabalho é parte fundamental para o desenvolvimento de qualquer empresa, seja de pequeno ou grande porte. Porém, nem sempre é dado à devida atenção a este tema, isso causa vários problemas, um deles pode ser observado no grande número de acidentes de trabalho ocorridos todos os anos no Brasil, tornando-o o quarto país com mais acidentes de trabalho no mundo. Este fato ocorre, principalmente, pela falta de conhecimento sobre a gestão de segurança do trabalho e seus benefícios, assim como os custos envolvidos, o que dificulta a implantação dessa gestão em algumas médias e pequenas empresas. Com o crescimento no setor têxtil, concentrado no Arranjo Produtivo Local do Polo de Confecções do Agreste de Pernambuco, se fez relevante o estudo sobre a avaliação da aplicação das normas regulamentadoras em uma empresa localizada na região. Assim foi proposto avaliar os procedimentos e conhecer melhor uma empresa de beneficiamento de jeans na cidade de Toritama. Foram feitas duas visitas com o objetivo de observar as atividades desempenhadas pelos trabalhadores, fazer registros fotográficos e aplicar três checklists. A primeira visita abordou assuntos gerais acerca da segurança do trabalho, assim não se aprofundando em nenhuma norma. Na segunda visita foram aplicadas os checklists abordando a NR de número 7, que trata do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, e a NR de número 9, que trata sobre o Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional. Com os dados levantados foi possível observar que a empresa estudada se adequa a diversos aspectos estruturais como boa iluminação, ventilação, conforto oferecidos por diversos ambientes como áreas de lazer, cozinhas e boas condições de equipamentos, porém ainda descumpria alguns itens das normas que foram estudadas, como a falta da utilização de EPIs por alguns funcionários, a inexistência de brigada de incêndio e plano de ação na ocorrência de sinistros, a falta de periodicidade dos exames médicos, entre outros problemas. Assim foi concluído que algumas medidas poderiam ser implementadas para aprimorar a aplicação das normas, como uma maior participação dos técnicos de segurança do trabalho, aumentar o conhecimento dos trabalhadores em função dos benefícios que os diversos programas de uma boa gestão de segurança do trabalho podem oferecer. Assim buscando uma maior participação de todos os contribuintes e tornando o local de trabalho mais receptivo em relação as atividades que promovem a segurança e o bem estar de todos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44422
Appears in Collections:TCC- Engenharia Civil - Bacharelado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SILVA, Pedro Marcos de Souza.pdf1.44 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons