Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44401

Comparte esta pagina

Título : Avaliação da influência da resolução do modelo digital do terreno sobre a geração da rede de drenagem em uma bacia hidrográfica.
Autor : RODRIGUES, Elyfas Allyjackson Morais
Palabras clave : Hidrologia - Análise; Recursos hídricos; Bacias hidrográficas
Fecha de publicación : 26-jun-2019
Citación : RODRIGUES, Elyfas Allyjackson Morais. Avaliação da influência da resolução do modelo digital do terreno sobre a geração da rede de drenagem em uma bacia hidrográfica. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Civil) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Resumen : A evolução da tecnologia de modelos de representação de terreno proporcionou uma grande melhoria nas análises de parâmetros hidrológicos de uma determinada área, possibilitando obter, através de Modelos Digitais de Terreno (MDT) e Modelos Digitais de Elevação (MDE), as delimitações de bacias e sub-bacias hidrográficas, obtenção da rede hídrica, cálculo de volume retido em depressões e outras características do solo e relevo, facilitando o gerenciamento e planejamento dos recursos hídricos. Um dos desafios que surge com a crescente utilização destas ferramentas no estudo de bacias hidrográficas está no controle de qualidade que os MDTs ou MDEs apresentam, influenciando diretamente nas tomadas de decisões. No mundo, entre os MDEs mais empregados para análises hidrológicas estão os dados provenientes da Shuttle Radar Topography Mission (SRTM), que no Brasil, após passarem por um refinamento e correções de erros, compuseram o banco de dados planialtimétricos em escala 1:250.000 do programa TOPODATA. No Estado de Pernambuco, um mapeamento foi realizado em seu território via tecnologia Light Detection And Ranging (LiDAR), buscando-se apresentar dados de alta resolução espacial, 1:5.000 em todo seu território e 1:1.000 em algumas cidades pernambucanas, atendendo ao Padrão de Erro Cartográfico para Produtos Digitais (PEC-PCD) classe A. Assim, esta pesquisa objetivou a geração e análise da rede de drenagem da bacia do Ipojuca através dos dados em escala 1:250.000 e 1:5.000. O presente estudo ainda tratou da avaliação planimétrica do trecho principal do rio Ipojuca, gerado a partir dos modelos em escala 1:250.000, 1:5.000 e 1:1.000, nas cidades de São Caetano, Caruaru e Escada, através de métodos de acurácia posicional. Foi empregado o uso da ferramenta de análise hidrológica ArcHydros e com o auxílio de seus algoritmos, obteve-se a rede hidrográfica da bacia. Para a verificação da acurácia posicional das redes geradas a partir dos modelos citados, foram utilizados os métodos da Banda de Épsilon, Distância de Hausdorff e Influência do Vértice, que comparam feições lineares a partir de uma linha de referência pré-determinada e com isso obteve a discrepância posicional, levando em consideração os comprimentos das feições, posição de seus vértices ou área gerada pelo erro planimétrico. A rede hidrográfica gerada para toda a bacia pelo MDT 1:5.000 apresentou melhor continuidade devido a sua precisão planialtimétrica, já nos trechos comparados nas três escalas, o MDT de 1:5.000 apresentou erro planimétrico muito menor que o MDE 1:250.000, porém foi o MDT em 1:1.000 que apresentou segmentos com menor erro posicional em relação à posição real do rio, em todos trechos analisados do rio Ipojuca.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44401
Aparece en las colecciones: TCC- Engenharia Civil - Bacharelado

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
RODRIGUES, Elyfas Allyjackson Morais.pdf4,82 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons