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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44400
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | MESQUITA, Rui Gomes de Mattos de | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Júlio César de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-09T19:25:34Z | - |
dc.date.available | 2022-05-09T19:25:34Z | - |
dc.date.issued | 2022-02-14 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Júlio César de Oliveira. A universidade é para caber quem?: Democratização, cidadanização e subjetivação nas trajetórias de estudantes LGBTI+ na Educação Superior. 2022. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44400 | - |
dc.description.abstract | Esta tese de doutorado busca contribuir para a compreensão dos processos políticos recentes em torno da chamada “democratização” da Educação Superior e seus enlaçamentos com o conflituoso trajeto de “cidadanização” das “pessoas LGBTI+” ou de constituição dessa população enquanto “sujeitos de direitos” no Brasil. Centra-se em analisar como esses processos políticos e formas de subjetivação se perfazem através de narrativas de estudantes LGBTI+ que ingressaram na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) nos últimos anos. Para isso, busquei: a) destacar as articulações entre os processos de “cidadanização” da “população LGBTI+” e de “democratização” da Educação Superior no Brasil; b) entender como estudantes LGBTI+ colocam em movimento diferentes formas de produção da diferença e fluxos identitários nessas tramas políticas, nos cruzamentos entre distintos eixos de diferenciação social, como gênero, sexualidade, classe, racialização e territorialização; c) compreender como as reivindicações de modos de existência política na universidade, assumindo múltiplas formas corporais, imaginativas e estéticas, criam configurações plurais de agência que transformam o cotidiano curricular e as experiências mediadas por ele; d) analisar como essas existências também engendram e deslocam sentidos sobre a universidade, e assim disputam a materialização de seus espaços. Focalizo, portanto, em processos de produção de sujeitos, relações, repertórios e atuações políticas com e através da universidade. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FACEPE | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação superior | pt_BR |
dc.subject | Sexualidade | pt_BR |
dc.subject | Democratização | pt_BR |
dc.subject | UFPE - Pós-graduação | pt_BR |
dc.title | A universidade é para caber quem? : Democratização, cidadanização e subjetivação nas trajetórias de estudantes LGBTI+ na Educação Superior | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | OLIVEIRA, Anna Luiza A. R. Martins de | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2773509447582696 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8534869572804069 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | This doctoral thesis seeks to contribute to the understanding of recent political processes around the so-called “democratization” of Higher Education and its links with the conflicting path of “citizenization” of “LGBTI + people” or the constitution of this population as a “subjects of rights” in Brazil. It focuses on analyzing how these political processes and forms of subjectivation are made through the narratives of LGBTI + students who entered the Federal University of Pernambuco (UFPE) in recent years. For this, I sought to: a) highlight how articulations between the processes of “citizenization” of the “LGBTI + population” and the “democratization” of Higher Education in Brazil; b) understand how LGBTI + students set in motion different forms of production of difference and identity flows in these policies, at the intersections between different axes of social differentiation, such as gender, sexuality, class, racialization and territorialization; c) understand how, common to modes of existence in the university, assuming multiple bodily, imaginative and aesthetic forms, they create plural configurations of agency that transform the daily curriculum and the experiences mediated by it; d) analyze how these existences also engender and displace meanings about the university, and thus dispute the materialization of its spaces. Therefore, I focus on the processes of production of subjects, relationships, repertoires and political actions with and through the university. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/6160820352802922 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Educação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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