Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44367

Compartilhe esta página

Título: Modelagem aplicada ao planejamento dos recursos hídricos: aprimoramento de modelo conceitual chuva-vazão concentrado.
Autor(es): FEITOZA, Maria Alice Britto
Palavras-chave: Recursos hídricos; Capibaribe, Rio (PE); Bacias hidrográficas; Engenharia hidráulica
Data do documento: 14-Jan-2019
Citação: FEITOZA, Maria Alice Britto. Modelagem aplicada ao planejamento dos recursos hídricos: aprimoramento de modelo conceitual chuva-vazão concentrado. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Civil) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Abstract: O Campus Agreste Watershed Model (CAWM) é um modelo hidrológico em desenvolvimento, criado na Universidade Federal de Pernambuco. É um modelo concentrado que possui como principal característica a simplicidade e seu objetivo principal é o processo de regionalização, onde se torne possível a transferência de valores de parâmetros entra bacias distintas. Os dados de precipitação e vazão foram obtidos através do site da ANA e os de evapotranspiração do INMET. Após a obtenção dos mesmos foram realizados o tratamento dos dados, para isso sendo desenvolvidas rotinas de programação através da ferramenta de macros do programa Microsoft Office Excel, na linguagem computacional Visual Basic. Além disso foi utilizado o software livre QGIS para espacialização dos dados de chuva, geração da rede de rios e subdivisão da bacia, utilizando como base de dados espaciais o modelo digital de elevação do programa SRTM. As sub-bacias escolhidas para realizar as subdivisões se deram a partir dos postos fluviométricos em cinco estações, localizadas nos municípios de Limoeiro, Paudalho, São Lourenço da Mata e Toritama. A última etapa foi a calibração do modelo CAWM IV (versão 4). Essa calibração foi realizada através das escolhas dos grandes eventos de cheia, onde aos eventos que melhor se adequavam aos de cálculo foram escolhidos para realização da calibração dos quatro parâmetros do modelo. A boa qualidade dos ajustes, determinada pelos indicadores estatísticos coeficiente de determinação R² e de Nash-Suttcliffe, indicaram para a maioria dos casos bons ajustes, o que qualifica o modelo para sua aplicação.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44367
Aparece nas coleções:TCC- Engenharia Civil - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FEITOZA, Maria Alice Britto.pdf2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons