Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44294

Compartilhe esta página

Título: Modelagem computacional do Riacho Sítio dos Pintos no Recife/PE incluindo os efeitos de técnicas compensatórias
Autor(es): MEDEIROS, Eduardo Luiz Chaves de
Palavras-chave: Engenharia civil; Drenagem urbana; Reservatório; HEC-HMS; Hidrologia; Inundações; Riacho Sítio dos Pintos – Recife (PE)
Data do documento: 28-Jan-2022
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: MEDEIROS, Eduardo Luiz Chaves de. Modelagem computacional do Riacho Sítio dos Pintos no Recife/PE incluindo os efeitos de técnicas compensatórias. 2022. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Devido à alta taxa de urbanização, alagamentos são problemas recorrentes em Recife. A drenagem urbana é o gerenciamento das águas pluviais, visando diminuir os prejuízos causados por alagamentos, tornando o processo de urbanização mais seguro e sustentável. A revitalização de riachos contribui à melhoria da qualidade da água e do sistema de drenagem de águas pluviais, reduzindo impactos de eventos climáticos extremos. O presente estudo tem como objetivo geral realizar modelagens hidrológicas na macrodrenagem do riacho Sítio dos Pintos e do córrego da Fortuna, a fim de avaliar alternativas de controle às inundações geradas, e propor medidas de revitalização dos corpos hídricos mencionados. Utilizou-se o modelo hidrológico HEC-HMS (Hydrologic Engineering Center - Hydrologic Modeling System), a partir de dados de entrada, como estudo analítico das chuvas de Recife e dados do terreno disponibilizados pelo PE3D (Pernambuco Tridimensional). As sub-bacias foram delimitadas por meio de software de geoprocessamento QGIS e de suas ferramentas, sendo possível construir o modelo hidráulico da bacia. Alternativas foram apresentadas para a revitalização do trecho do riacho e do córrego estudados, com o dimensionamento de reservatórios de detenção. Os resultados mostraram uma considerável redução do pico de vazão em todos os tempos de retorno de precipitação considerados, além de não ultrapassar a elevação máxima nos reservatórios dimensionados. No reservatório USF Sítio dos Pintos, houve redução de quase 70% do pico de vazão, e no reservatório USF Córrego da Fortuna, houve redução de mais de 72% do pico de vazão, evidenciando a viabilidade da implantação de reservatórios de detenção no riacho Sítio dos Pintos. Os projetos de revitalização se mostraram promissores para a utilização pela população das áreas de construção dos reservatórios. Ambos trariam grandes benefícios socioeconômicos para o bairro Sítio dos Pintos, proporcionando áreas recreativas para a população e diminuindo os prejuízos causados pelos danos das inundações recorrentes na área.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44294
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Eduardo Luiz Chaves de Medeiros.pdf3 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons