Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4424
Título: Externalidades de capital humano: evidências para os municípios brasileiros
Autor(es): de Andrade Falcão, Natasha
Palavras-chave: Externalidades; Retorno da educação; Capital humano
Data do documento: 2007
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: de Andrade Falcão, Natasha; da Mota Silveira Neto, Raul. Externalidades de capital humano: evidências para os municípios brasileiros. 2007. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Economia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.
Resumo: O presente estudo buscou verificar a existência e magnitude de externalidades positivas derivadas da concentração de capital humano para os municípios brasileiros. A presença destas externalidades elevaria os retornos à educação acima do seu nível de retorno privado, o que poderia ressaltar a importância de políticas de incentivo educacional para as localidades de menor desenvolvimento econômico. A partir dos microdados dos Censos Demográficos de 1980, 1991 e 2000, foram comparados os salários obtidos por indivíduos semelhantes, mas que trabalhassem em municípios com diferentes concentrações de trabalhadores mais escolarizados em sua mão-de-obra. Além do controle para o retorno privado à educação, buscou-se controlar para a influência de características não-observáveis relacionadas tanto aos trabalhadores quanto às cidades, as quais poderiam afetar os salários. Ademais, considerou-se a possibilidade de choques na demanda e na oferta por mão-de-obra e os trabalhadores mais e menos escolarizados como substitutos imperfeitos. As estimativas encontradas apontam a existência destas externalidades e que as mesmas afetariam de forma diferenciada os diversos tipos de trabalhadores
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4424
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Economia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo6029_1.pdf602,98 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.