Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44223

Share on

Title: Uma live com hackers : a relação entre confiança na mídia, nas eleições e a participação política
Authors: LESSA, Maria Eduarda Regueira Navarro
Keywords: Ciência Política; Governo representativo e representação; Princípios gerais do direito; Participação social - Tática política; Mídia (Publicidade) - Planejamento; Votação
Issue Date: 13-Dec-2021
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: LESSA, Maria Eduarda Regueira Navarro. Uma live com hackers: a relação entre confiança na mídia, nas eleições e a participação política. 2021. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: Esta dissertação busca analisar se a confiança em duas instituições que são alvo frequentes de ataques - a mídia e as instituições eleitorais -, está associada à participação política. O estudo da retórica da elite política que tem como objetivo fomentar o descrédito dos eleitores para com instituições próprias do regime democrático não é um assunto novo, apesar de pouco explorado através de abordagens empíricas; no entanto, as poucas evidências disponíveis apontam que esses discursos são capazes de moldar os níveis de confiança que os indivíduos depositam nas instituições. Motivada por essa linha de pesquisa, por demais estudos que apontam para a relevância da confiança no comportamento dos eleitores e por um contexto em que membros da elite política brasileira empregam o tipo de retórica aqui mencionada, esse estudo testa a relação entre a confiança nessas instituições e diferentes formas de participação. É encontrado que eleitores que confiam menos nessas instituições apresentam maior probabilidade de engajarem-se em formas “contestatórias” de participação, tais como o voto inválido (branco ou nulo) e a participação em protestos. Ademais, é observado que a confiança na mídia está fortemente relacionada à frequência de busca por informação, seja através de mídias alternativas ou tradicionais. A confiança na mídia se mostra, portanto, um fator essencial para a formação de cidadãos factualmente informados e que são essenciais, do ponto de vista normativo, para o bom funcionamento de uma democracia.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44223
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Ciência Política

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Maria Eduarda Regueira Navarro Lessa.pdf1,33 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons