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Título : Análise dos Massive Online Open Courses do programa de educação permanente em saúde da família do ambiente virtual de aprendizagem do SUS
Autor : MOURA, Talita Helena Monteiro de
Palabras clave : Atenção Primária a Saúde; Educação Online; Educação Permanente; Massive Online Open Courses; UFPE - Pós-graduação
Fecha de publicación : 17-dic-2021
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : MOURA, Talita Helena Monteiro de. Análise dos Massive Online Open Courses do programa de educação permanente em saúde da família do ambiente virtual de aprendizagem do SUS. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Resumen : Os Massive Open Online Courses (MOOCs) constituem estratégia para possibilitar o acesso à informação e compartilhamento de conhecimentos, neste caso, nas ações de educação permanente em saúde. Os programas e políticas que estimulam a qualificação de recursos humanos para o Sistema Único de Saúde (SUS) fomentam a realização de cursos de extensão, aperfeiçoamento, especialização e outras modalidades. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar os impactos dos MOOCs do Programa de Educação Permanente em Saúde da Família (PEPSUS) no contexto de trabalho na Atenção Primária a Saúde (APS). Trata-se de uma pesquisa do tipo exploratória, descritiva e analítica, com abordagem quantitativa e qualitativa. O estudo foi desenvolvido em três etapas: 1. mapeamento da estrutura dos MOOCs do PEPSUS; 2. mapeamento das opiniões dos profissionais/estudantes que concluíram no mínimo um destes cursos; e 3. análise das opiniões dos profissionais e relação com a estrutura dos cursos. O mapeamento da estrutura dos cursos foi realizado no software ATLAS Ti seguindo a Codificação por Ciclos proposta por Saldaña (2013). Os documentos normativos do PEPSUS e as imagens representativas do ambiente virtual de aprendizagem foram analisados, buscando identificar o atendimento às demandas de educação permanente no SUS e aplicabilidade na APS. No primeiro ciclo aplicou-se a codificação provisória com base nas referências bibliográficas sobre estrutura de MOOCs, de modo que foram sistematizadas em três áreas: currículo e espaços virtuais, objetos de aprendizagem, suporte e comunicação. O mapeamento das opiniões dos profissionais foi realizado através de um questionário online, totalizando-se 584 respondentes. Os dados quantitativos foram analisados no software SPSS, versão 18. Para caracterizar o perfil sociodemográfico e de ocupação foram calculadas as frequências percentuais. Os principais motivos para se inscrevem nos cursos foram: necessidade de aprimorar a prática profissional (52,1%), necessidade de conhecer os conteúdos (19,2%) e melhorar o processo de trabalho da equipe (8%). Do total de 19 MOOCs analisados, os que apresentaram maior proporção de inscritos foram: 1. Atenção Primária à Saúde, Estratégia de Saúde da Família e Territorialização (9,1%), 2. Atenção à saúde do idoso na APS (8,0%), 3. Feridas e curativos na APS (7,6%). Foi aplicado o teste Qui-quadrado para independência, na análise da influência da escolaridade dos participantes em relação a qualidade dos recursos para aprendizagem; atividades avaliativas; navegação no AVASUS; suporte; certificações; correspondência dos conteúdos às necessidades de aprendizagem; coerência dos conteúdos com a prática profissional; aplicabilidade dos conteúdos na prática profissional; e aplicabilidade do conhecimento na prática profissional. Os resultados apresentaram prevalência acima de 95%, sendo evidente a relevância estatística da satisfação (p-valor < 0,001). As dificuldades comuns a todas as categorias de escolaridade avaliadas foram: conciliar carga horária de trabalho com o curso e envolver a equipe. Ao final da pesquisa, foi sugerido um conjunto de princípios para subsidiar a construção de MOOCs com temáticas da APS: 1) Humanos; 2) Pedagógicos; 3) Estruturais e tecnológicos; 4) Regulatórios e avaliativos; 5) Rede de Atenção à Saúde e 6) Gestão em Saúde.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44156
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Educação Matemática e Tecnológica

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