Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4415
Título: Uma análise do mercado internacional de açucar bruto com ênfase no programa americano paro o setor
Autor(es): Grecco Zanon Moura, Ticiana
Palavras-chave: Açúcar;Liberalização;Programa americano;Cota tarifária de importação;Política protecionista
Data do documento: 2007
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Grecco Zanon Moura, Ticiana; Chaves Lima, Ricardo. Uma análise do mercado internacional de açucar bruto com ênfase no programa americano paro o setor. 2007. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Economia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.
Resumo: A finalidade principal desta dissertação é a avaliar as características do mercado de açúcar internacional, como: tipos de produto, preços, produção, consumo, e exportações; além de examinar possíveis mudanças nestas variáveis, particularmente para os Estados Unidos, em um ambiente com a incidência menor de políticas protecionistas. O papel de Brasil, um dos maiores competidores mundiais no negócio do açúcar, é crucial na análise, considerando seu potencial para produzir e exportar tanto o açúcar como o álcool. De outro lado, os Estados Unidos, além de outros mercados consumidores importantes, impõem ainda barreiras elevadas para o comércio do açúcar. A última política agrícola americana para o açúcar (Farm Bill) foi promulgada em 2002 e é valida até 2007, quando pode ser mudada para uma base mais liberal. Neste caso, é provável que haja um aumento no excesso do consumidor (consumer surplus) norte-americano via queda do preço. Considerando que o consumo americano representa aproximadamente 6,3% somente da demanda mundial de açúcar, as evidências mostradas neste estudo não suportam a idéia de haverão grandes mudanças nos preços mundiais em conseqüência da liberalização americana para o setor.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4415
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Economia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo6021_1.pdf1,06 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.